A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está entre as universidades selecionadas no “Concurso Nacional Sistemas Internacionais de Direitos Humanos“, proposto pela Secretaria de Direitos Humanos, vinculada ao Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Governo Federal. Entre os dias 9 e 13 de novembro, três estudantes participarão da segunda etapa, em Brasília, em seminários e rodadas orais, com simulações de julgamentos de cortes internacionais.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias da Grande Florianópolis
As alunas Amanda Guimarães da Cunha Floriani, Letícia de Andrade Porto e Nadiny Beatriz Cardoso, do curso de Direito Campus Kobrasol, serão as representantes.
Na primeira etapa, as acadêmicas e a equipe do Observatório do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, da qual fazem parte, tiveram que elaborar um parecer de um suposto julgamento perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos acerca da redução da maioridade penal.
Continua depois da publicidade
Elas também tiveram que relatar como a universidade lida com a temática e ações que desenvolve na área dos direitos humanos. Participaram dessa primeira etapa 47 equipes de Instituições de Educação Superior de todo Brasil, concorrendo às 32 vagas disponibilizadas. O Observatório da Univali classificou-se em 11º lugar dentre todas as equipes inscritas.
A segunda etapa consiste em um evento acadêmico, que abrirá com um seminário, e seguirá com situação de simulação e elaboração de documentos escritos relativos ao Direito Internacional dos Direitos Humanos.
– Será uma experiência riquíssima para as acadêmicas e preparatório para a universidade, já que no ano que vem pretendemos participar da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humano, em Washington – afirma Rodrigo Mioto dos Santos, professor coordenador do Observatório do Sistema Interamericano de Direitos Humanos da Univali.
Continua depois da publicidade