Com apenas 13 anos e decidida, a aluna Tainá Silvestre Rangel , de Jaraguá do Sul, resolveu participar do 13º Prêmio de Jornalismo Unimed de Santa Catarina. A aluna da Escola de Educação Básica Holando Marcellino Gonçalves está entre os finalistas da subcategoria novo repórter para estudantes do 6º ao 9º ano. Com um trabalho de vídeo, a menina concorre com outros dois estudantes e saberá o resultado dia 28 de novembro, em Rio do Sul.

Continua depois da publicidade

– Divulgaram na escola o concurso e eu fui incentivada por uma amiga a participar. Estudei o tema, que era saúde, e minha amiga me acompanhou- conta Tainá.

Para poder participar, Tainá convidou a professora de português, Franciele Conrado Pereira. Segundo a aluna, ela fez tudo em duas semanas, do roteiro até a edição do material. Primeiro, iniciou pela pesquisa e tema, depois escolheu o local, o Parque Malwee.

:: Vote na Tainá para ganhar o Prêmio de Jornalismo Unimed ::

Continua depois da publicidade

– Gravei as imagens de um smartphone. Durante as filmagens falei com competidores, mostrei as pessoas se exercitando ao ar livre. Também passei dicas de como caminhar ou correr – explica.

A edição do material foi feita por uma amiga de Tainá. A aluna explica que passou todos os detalhes e sequência de como queria o vídeo.

A diretora da instituição, Angelita Wanderwegen, vê Tainá como um exemplo para os demais alunos. Angelita afirma que, além de levar o nome da instituição para o concurso, durante a execução do trabalho adquiriu um conhecimento único e não há recompensa para isso.

Continua depois da publicidade

Agora, a escolha do vencedor de cada subcategoria do Novo Repórter vai para a segunda etapa, quando a votação será feita pelos internautas no site do prêmio, até o dia 27 de novembro. Os estudantes vencedores ganharão um tablet; a escola, R$ 1 mil em equipamentos; e o professor orientador, um minitablet. O Prêmio é promovido pela Unimed de Santa Catarina.