A manhã desta sexta-feira (18) foi de muita comemoração para Rúbia Caetani, de 20 anos. A jovem está no topo da lista das melhores notas do Vestibular UFSC 2022: ela teve o segundo melhor desempenho e foi aprovada para o curso de Medicina. O resultado geral foi divulgado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) por volta das 10h30min.
Continua depois da publicidade
> Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Rúbia, que é natural de Florianópolis, fez as provas do vestibular pela primeira vez em 2018, quando terminou o Ensino Médio. A jovem conta que naquele ano estudava em um ritmo muito intenso, durante vários turnos, mas, o resultado acabou não sendo o esperado.
— Eu chegava no cursinho às 7h e saía quase às 22h — lembra.
Depois da primeira tentativa de ingresso na UFSC, a jovem afirma que buscou um equilíbrio maior entre os estudos e as outras tarefas do cotidiano.
Continua depois da publicidade
— Em 2019 eu fiz cursinho e fiz as provas do vestibular. Em 2020, com a pandemia, eu não estudei tanto, mas fiz o Enem e fui bem. No ano passado eu voltei a focar no vestibular, mas de outro jeito — diz.
> Índice de abstenção no vestibular 2022 da UFSC chega a 24%
Questionada sobre a preparação para o vestibular 2022, a aluna que pensa em atuar como cirurgiã, conta que além do foco no conteúdo da prova, ela começou a fazer terapia, focar saúde mental e deixar um tempo separado também para atividades físicas.
Deu certo.
— Priorizar a saúde mental e o exercício fisico foi fundamental. A gente acha que tem ficar “setenta horas” estudando, mas não é assim. Claro que tem que estudar, mas não dá para esquecer as outras coisas — ressalta Rúbia.
Segundo a aluna, a UFSC entou em contato com os candidatos que tiveram as 10 melhores notas e fez o convite para que eles participassem da transmissão ao vivo feita pela Coperve. Além dos nomes dos melhores colocados na classificação geral, os primeiros colocados entre os estudantes de escolas públicas também foram apresentados.
Continua depois da publicidade
— Eu já sabia que estava entre os 10 com melhores notas, mas os nomes foram passando e não chegava o meu… Até que chegou o segundo. Foi uma surpresa! — comemora Rúbia.
> UFSC aprova exigência do comprovante de vacinação contra Covid-19; veja as regras
Matrícula na Universidade
Segundo a UFSC, todos os candidatos aprovados para o primeiro e segundo semestre devem fazer a matrícula em duas etapas.
A primeira ocorre entre os dias 22 e 25 de fevereiro, quando os aprovados devem fazer a confirmação de interesse de matrícula no site da Universidade. Já a segunda etapa ocorre de 4 de março a 7 de abril, quando será necessário enviar os documentos, por e-mail, para as respectivas coordenadorias de curso.
> UFSC vai exigir comprovante de vacinação contra Covid para aprovados no vestibular 2022
De acordo com a Universidade, a documentação para validação da autodeclaração (de pessoa com deficiência; de indígenas ou de preto ou pardo – cota para PPI – e renda) deve ser enviada de 4 a 9 de março.
Continua depois da publicidade
Neste ano, os candidatos aprovados nos cursos de graduação devem apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Sem essa comprovação, os alunos não vão conseguir fazer a matrícula inicial na Universidade.
Leia também
SC enviará bombeiros para ajudar nas buscas em Petrópolis
Países europeus começam tratar Covid como endemia; entenda
Florianópolis aborda pessoas que pedem esmola nos semáforos: “há verdadeiras máfias”