Os proprietários de imóveis em Florianópolis e região encontram no aluguel uma opção lucrativa e interessante para complementar a fonte de renda. A capital de Santa Catarina, além de ser movimentada durante a alta temporada, recebe diariamente moradores de outras cidades, o que movimenta o mercado de aluguéis o ano todo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 52% da população residente na capital catarinense veio de outras cidades, e a expectativa é que esse índice cresça nos próximos anos.
Continua depois da publicidade
A Ibagy, imobiliária especialista em aluguel em Florianópolis, tem registrado um aumento frequente da demanda na região. Segundo a empresa, que tem 54 anos de experiência na capital, a busca aquecida tem se estendido para outras cidades que fazem parte da Grande Florianópolis, como São José e Palhoça.
Há uma procura intensa tanto por jovens, que buscam a cidade para estudar nas universidades, quanto por adultos e famílias, que procuram melhores oportunidades de emprego ou negócio.
Por isso, é comum que os proprietários de imóveis se deparem com uma escolha ao decidirem alugar: o aluguel por temporada ou o anual. A escolha depende das características específicas de cada imóvel ou inquilino, mas conhecer os diferenciais entre elas é fundamental para entender qual é a melhor opção.
Aluguel por temporada x Aluguel anual
- Aluguel por temporada
Continua depois da publicidade
Para quem possui imóveis próximos à praia, o aluguel por temporada pode parecer uma opção que permite maximizar os rendimentos durante períodos curtos, como o verão. No entanto, é importante considerar que o imóvel possivelmente ficará ocioso durante a maior parte dos dias, já que essa demanda só se aquece durante o verão. Além disso, é comum que os proprietários precisem investir mais em marketing e em manutenções para atrair novos locatários.
- Aluguel anual
Os contratos de aluguéis anuais podem ser muito mais rentáveis a longo prazo, já que eles garantem que o imóvel estará ocupado o ano todo. Para os proprietários, isso pode representar estabilidade e previsibilidade financeira, já que é possível contar com o valor fixo de aluguel todos os meses. Ainda, é mais fácil gerenciar constantemente a ocupação do imóvel, já que as chances de ele ficar vazio são muito menores.
Outra característica é que os custos administrativos também podem ser menores, já que boa parte da manutenção predial da rotina fica por conta dos próprios inquilinos. Outros gastos, como IPTU, condomínio e taxas diversas, também ficam por conta de quem está morando no imóvel.
Esta redução de períodos ociosos e os custos administrativos mais baixos acabam garantindo que os contratos anuais sejam mais rentáveis. É importante ressaltar que, por conta do mercado aquecido e da demanda alta, imóveis disponíveis para aluguel podem até ter fila de espera em Florianópolis, mesmo em regiões afastadas do centro.
Continua depois da publicidade
Ibagy é a imobiliária ideal
Para quem decidir optar pela segunda modalidade, ou seja, o aluguel anual, a Ibagy possibilita confiabilidade e segurança aos proprietários. A imobiliária conta com uma equipe especializada e experiente no mercado de locação, o que facilita o fácil aluguel de imóveis.
Ainda, além de oferecer todo o suporte ao proprietário, a Ibagy conta com o benefício de Garantia Total de Aluguel, Encargos e Pintura Nova — que garante o pagamento do aluguel até o dia 10, mesmo que o inquilino não arque com os custos. Esse diferencial é válido para os proprietários que recebem até o dia 10. conforme contrato e vistoria.
Outra vantagem é que disponibilizar um imóvel para alugar na Ibagy é muito fácil. O proprietário pode cadastrá-lo de forma on-line no site da imobiliária, ou em uma das sete agências físicas localizadas em Estreito, Palhoça, Kobrasol, Centro, Trindade, Sul e Norte da Ilha.