O Alto Vale saiu do risco gravíssimo para o coronavírus, conforme relatório divulgado na manhã desta quarta-feira (9) pelo governo do Estado. A região de Rio do Sul estava em vermelho no mapa desde 29 de julho e recuou para a cor laranja na metodologia da Secretaria de Saúde (SES). O índice, que era de 3,25 passou a ser de 2,75.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Vale do Itajaí por WhatsApp. Clique aqui
Essa é a primeira vez desde o início da divulgação da matriz de risco que nenhuma área dentro do Vale do Itajaí está na condição gravíssima. Há duas semanas, em 26 de agosto, a Foz do Itajaí-Açu havia saído pela primeira vez dessa situação. Antes, o Médio Vale também já tinha recuado, restando apenas o Alto Vale no cenário mais preocupante da pandemia da Covid-19.

Três regiões em risco gravíssimo
De acordo com as novas informações divulgadas pela SES, três regiões em SC estão em vermelho na matriz de risco: o Alto Vale do Rio do Peixe, entre o Oeste e o Meio-Oeste do Estado; o entorno de Laguna, no Sul; e o Nordeste, ou seja, a área que compõem os municípios em volta de Joinville.
Além disso, uma região passou a estar na cor amarela pela primeira vez. Com índice total de risco em 1,75, o Extremo Oeste deixou a situação grave. Todas as outras regiões (confira aqui) estão na condição laranja segundo o governo de SC.
Continua depois da publicidade
O que é a matriz de risco
A matriz de risco é um relatório divulgado semanalmente pela SES e que mostra a situação do coronavírus em 16 regiões do Estado. Esse material é o balizador de ações que precisam ser tomadas pelas prefeituras e restringe algumas atividades econômicas e sociais nos casos mais graves.