O forte calor e a alta umidade registrados quinta-feira provocaram temporais isolados entre a tarde e noite em algumas cidades do Estado. Em Brusque, a forte chuva alagou a área central mas, segundo a Defesa Civil local, não houve registro de ocorrências causadas pelo temporal. No Alto Vale, o temporal causou estragos. Em Pouso Redondo e Braço do Trombudo comunidades chegaram a ficar isoladas e houve desbarrancamentos de estradas.

Continua depois da publicidade

Em Pouso Redondo, onde foi registrado acúmulo de 80 milímetros de chuva, três comunidade ficaram ilhadas, houve desbarrancamento e obstrução de estradas em quatro localidades: Distrito de Aterrado, Corruchel, Serril e São Miguel. Mas de acordo com informações da Defesa Civil local, nesta sexta-feira a água já havia baixado e a situação estava sob controle.

Segundo a Defesa Civil do Estado, a cidade mais atingida pelo temporal no Vale do Itajaí foi Braço do Trombudo. Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Lazer, Gilson Junior da Silva, que assumiu as função de coordenador da Defesa Civil durante o temporal de quinta-feira à noite choveu 115 milímetros em menos de 40 minutos.

:: Chuva de verão deixa ruas alagadas em Brusque

:: Confira mais notícias sobre chuva

Continua depois da publicidade

A Prefeitura, moradores e empresários ainda contabilizam os prejuízos, mas o prefeito Charles Rafael Schwambach decretou Situação de Emergência por conta dos estragos causados pelo temporal. O coordenador da Regional da Defesa Civil de Rio do Sul também esteve na cidade fazendo o levantamento da situação, até a noite de sexta-feira sete famílias seguiam desalojadas e duas casas estavam interditadas por conta do risco de deslizamento.

– Faz mais de anos que não chove tanto na cidade. A força da água foi algo que impressionou a todos, mas felizmente foi apenas uma chuva de verão – conta Silva.

O rio Trombudo subiu rapidamente e os riachos alagaram vários pontos de Braço do Trombudo. O Ginásio Municipal de Esportes onde ocorria uma rodada da Copa Integração foi invadido pelas águas e lama e a Escola Adolfo Böving, que fica ao lado, teve que retirar os alunos do local.

Os maiores acumulados de chuva nesta quinta-feira no Estado foram registrados em:

Atalanta – 73mm

Garuva – 71mm

Joinville – 62mm

Itapoá – 56mm

Brusque – 48mm

Jaraguá do Sul – 48mm

Camboriú – 44mm

Brusque – 40mm

Corupá – 37mm

Ituporanga – 36mm

Rodeio – 36mm