O engenheiro hidrólogo da Furb Ademar Cordero indica o uso da água da chuva como alternativa para economizar na conta do Samae.
Continua depois da publicidade
No campus 2 da universidade é possível encontrar uma casa modelo com sistema para esse tipo de captação. O engenheiro também acredita que com o uso da água ligado às tarifas de lixo e de esgoto vai obrigar a todos o uso mais consciente.
– Na Inglaterra, por exemplo, só depois de altas taxas e multas é que a população resolveu economizar água. Como até então a água por aqui era barata, havia muito desperdício. Quando mexe no bolso, a tendência é mudar o comportamento, nem que seja para pagar menos – relata Cordero.
Para escapar de uma alta tarifa de água, Fabian Kertischka, proprietário da lavanderia Luxor, resolveu instalar no ano passado um poço artesiano. Nos cálculos dele já economizou mais de 300%.
– Como as tarifas de esgoto e lixo estão vinculadas ao consumo de água, imagina o quanto eu iria pagar. Não me arrependo de ter investido nesta alternativa – avalia.
Continua depois da publicidade