O MULTI Open Shopping, pioneiro no Sul da Ilha de Santa Catarina, segue com o propósito de proporcionar qualidade de vida e bem-estar. Nascido há dois anos de um projeto ousado e inovador, o único shopping a céu aberto da região, é um incentivador da movimentação da economia local.

Continua depois da publicidade

Sobretudo, está atento e segue todas a determinações em virtude da pandemia da Covid-19. E a retomada das atividades operacionais sempre foi pautada nas medidas divulgadas pela Prefeitura de Florianópolis e pelo Governo do Estado de SC.

Com isso, a reabertura do empreendimento e das operações acontece de maneira gradual e respeitando as exigências, seja pela medição da temperatura de quem entra no open shopping, como pela disponibilização de álcool em gel para a limpeza das mãos e a cobrança do uso obrigatório de máscaras.

— Acreditamos que é preciso compreender o real momento, seguir e se reinventar. Isso, é claro, respeitando as normas de segurança e levando como base as boas ações. Agindo assim, podemos avançar em busca de um novo horizonte — compartilha a superintendente do MULTI, Sabrine Quarezemin.

É preciso se readequar

É fato que esse novo vírus trouxe impactos e os negócios atuais precisaram buscar novas soluções e se readaptar com os acontecimentos. Algumas operações não resistiram ao atual cenário econômico e encerraram as atividades.

Continua depois da publicidade

No entanto, a grande maioria delas conseguiu vislumbrar alternativas para manter o negócio ativo. Como pelo oferecimento de novos canais de vendas, seja por atendimentos online ou por delivery.

A Terra Maya Cosmética Natural, que havia mudado recentemente para uma loja maior no open shopping é uma delas. A proprietária, Débora Dornelles, conta que quando tudo começou e o espaço precisou ser fechado, devido ao decreto, ela ficou sensibilizada num primeiro momento.

— Havia reinaugurado a loja não fazia nem 15 dias e estava me preparando para comemorar o nosso primeiro ano no MULTI. Precisei de um tempo para entender e compreender a situação atual — compartilha.

A empresária disse ainda que nesse processo de compreensão passou por várias etapas.

— Confesso que pensei em vender a loja, procurar um sócio, e até mesmo desistir desse sonho. Nesse caminho conversei com amigos, economistas, fiz cursos virtuais e pude compreender o cenário, não só local, como mundial, e decide seguir — conta.

Continua depois da publicidade

E no processo de readequação ela encontrou algumas alternativas e contou com o apoio da família e das funcionárias.

— Tivemos que readequar a nossa comunicação, nossas redes sociais, e sempre tivemos um contato por whatsapp com clientes, no entanto, o envio de mercadorias não era uma demanda tão grande — conta.

Débora salienta que a prioridade para o segundo semestre era a criação de um site e uma marca de cosméticos naturais própria. O que foi suspenso no momento, mas não deixado de lado.

— Investimos nos clientes que continuaram mantendo contato e comecei a fazer kits com produtos básicos para vender e publiquei nas redes sociais. E o resultado foi tão bom, que consegui vender todo o primeiro lote em um dia e isso serviu como uma alavanca para continuar — enfatiza.

Continua depois da publicidade

Neste momento Débora estava trabalhando sozinha, selecionando os kits, fotografando, divulgando e organizando as entregas. E como a demanda aumentou as tarefas na loja foram divididas.

Entre os ensinamentos que a pandemia trouxe a empreendedora compartilha que ser ousada e arrojada fez com que ela permanecesse firme e mantivesse viva a chama de acreditar no sonho.

— Aprendi também que a gente não está sozinha e que temos com quem contar. E que é preciso sim trabalhar com outros cenários, como o caos e agora a pandemia, quando o assunto é a questão financeira — compartilha.

Outra operação, a MIDI Concept, aberta no mesmo ano da inauguração do MULTI, também procurou alternativas para se readequar. A sócia proprietária Letícia Vargas conta que foram intensificadas as vendas pelo site e redes sociais. Além disso, as negociações com fornecedores foram importantes também.

Continua depois da publicidade

— Aos poucos tudo está mudando, algumas pessoas seguem divididas ainda, mas seguimos nosso propósito — destaca Letícia.

Esses são dois exemplos das operações que atuam no empreendimento, que completou dois anos em março desse ano, e que estão prestando atendimento em horários flexibilizados e seguindo todas as medidas necessárias para evitar a propagação do coronavírus.

​​Acesse o canal Juntos Por Santa ​Catarina e veja iniciativas inspiradoras de quem vem enfrentando a crise da Covid-19.​​​​​​​​​​​​​​​​​​