Os bares e restaurantes do Litoral catarinense sentiram o impacto da elevação dos custos e o aumento da concorrência.

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A maioria dos empresários do setor disse que o poder aquisitivo dos clientes este ano foi melhor ou se manteve igual a 2012, e o número de turistas estrangeiros não decepcionou. Ainda assim, o resultado deste verão foi pior do que o do ano passado.

Este é o resultado da pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Santa Catarina (Abrasel-SC) com cem estabelecimentos comerciais de 17 cidades do litoral, na segunda e terça desta semana.

Para 44% dos entrevistados, esta temporada trouxe um resultado pior do que a anterior. Do outro lado do balcão, 38% dos donos de bares e restaurantes afirmaram que este verão foi melhor na mesma comparação.

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Temporada desigual não tira otimismo do setor

A explicação para os empresários que registraram um desempenho pior, segundo o presidente da Abrasel-SC, Fabio Queiroz, estaria em dois fatores: o aumento da concorrência, que repartiria os resultados entre um número maior de bares e restaurantes, e a elevação dos custos.

– Tudo indica que os turistas vieram em grande número, mas a quantidade de bares e restaurantes, maior a cada ano e acima do aumento do movimento turístico, acaba repartindo mais o bolo, por mais que ele aumente – explica.

Em Florianópolis, as regiões da Ilha sentiram a alta temporada de forma diferente. Para 67% dos comerciantes do Sul, este ano foi melhor do que o ano passado. O mesmo resultado positivo foi apontado por 57% dos bares e restaurantes do Centro. A melhora foi menor para os comerciantes da Lagoa da Conceição e do Norte.

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Apesar de a temporada ter sido desigual, os empresários estão otimistas para o restante do ano e para os seus investimentos: 62% dos entrevistados acreditam que vão registrar um crescimento de até 15% nas vendas, e os mesmos 62% preveem melhoras em seus estabelecimentos.

Empresário sente subida de preços

Um dos empreendedores catarinenses que sentiu a queda no faturamento nesta temporada, entre 15% e 20% se comparado com a anterior, foi Daniel Antônio Ramos, dono do restaurante Rancho de Canoa, na Barra da Lagoa, em Florianópolis.

Para ele, o que poderia ter sido positivo, que foi o aumento no número de turistas, principalmente na virada do ano, trouxe a consequência negativa do trânsito complicado na Capital:

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– Os congestionamentos desmotivaram os turistas a sair para longe.

Atrapalhou, também, o aumento nos preços das bebidas e dos alimentos. Ramos afirma que, na temporada passada, ele conseguia comprar uma caixa da cerveja da marca Original, com 24 garrafas, por R$ 64. Nesta, a mesma caixa passou para R$ 90, um aumento de 40,6%.

Entre os alimentos, o empresário destacou a farinha de rosca, usada para empanar os pescados, que de R$ 16 o pacote com cinco quilos, em 2012, subiu para R$ 22 em janeiro deste ano, um incremento de 25%. Para completar, os peixes e frutos do mar subiram em torno de 30%.