A alta no nível do mar está “engolindo” Cartagena, famosa cidade turística da Colômbia. Recentemente, ossadas humanas que ficaram expostas depois de um cemitério ser atingido pelas ondas evidenciam essa consequência do aquecimento global. De acordo com pesquisadores, a região corre o risco de ficar parcialmente submersa ainda neste século.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

As informações são do O Globo e portais internacionais. Segundo a reportagem, o nível do mar sobe a cada ano e, aos poucos, a baía de Cartagena é engolida pelo oceano.

O mar “destruiu 250 casas da comunidade, o posto de saúde, píeres (…) levou vários salões comunitários, infraestrutura elétrica” e o cemitério, disse à AFP a líder comunitária Mirla Aaron, de 53 anos. Ela contou ainda ter ficado “chocada” ao ver na beira da praia os ossos dos antigos habitantes de Tierra Bomba, uma ilha localizada em frente à luxuosa zona hoteleira de Cartagena, no Norte do país.

Segundo a AFP, os túmulos, que estavam a uma distância segura do Mar do Caribe, são tão antigos que não há informações de familiares para cuidar dos restos mortais.

Continua depois da publicidade

Se as emissões de gases de efeito estufa não forem reduzidas, o mar subirá 26 centímetros na baía até 2050, e 76 centímetros até 2100, afirmam os pesquisadores da Universidade Eafit, de Zagreb, e da Internacional de Miami.

Leia mais

Mortes por engasgamento em SC aumentam em 124% e idosos são as principais vítimas