A recente alta do dólar não deve afetar o volume das vendas nos supermercados neste Natal. Segundo o superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Tiaraju Pires, a valorização da moeda norte-americana tende a deixar os preços dos produtos importados “menos competitivos”, embora sem grandes impactos sobre as vendas.

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– A alta do dólar não vai inibir o consumo neste Natal. O dólar em um patamar entre R$ 1,80 e R$ 1,75 mantém um certo equilíbrio (para os preços finais) – afirmou.

Pires destaca ainda que o aumento nos preços dos produtos importados para o final deste ano nos supermercados não deve acompanhar o mesmo porcentual de valorização do dólar.

– Os consumidores e os varejistas devem buscar a substituição de produtos cotados em dólar por outros similares, não só entre fornecedores nacionais como também de outros importadores. O repasse da alta do dólar vai depender da negociação de cada varejista – disse.

Sem a Copa do Mundo, como aconteceu no passado, o volume das vendas nos supermercados registrou forte desaceleração nos oito primeiros meses do ano. Segundo levantamento da Nielsen, feito a pedido da Abras, a quantidade de produtos comercializados entre janeiro e agosto subiu 2,5% em relação a igual período do ano passado.

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Como comparação, no mesmo intervalo de 2010, as vendas avançavam 6,8% sobre o ano imediatamente anterior. O impacto positivo do mundial de futebol sobre as vendas se observa na categoria de bebidas alcoólicas, sobretudo de cervejas. Em 2010, a comercialização de cervejas cresceu 19,5% entre janeiro e agosto, enquanto no mesmo período deste ano avançam 4,3%.

– Isso acontece pelo processo de sofisticação do consumo do brasileiro, com o aumento da renda, que reduz as compras de produtos básicos nos supermercados e aumenta a procura pela alimentação fora do lar – explicou Pires.