Controlada pelo grupo Camargo Correa, a São Paulo Alpargatas anunciou na sexta-feira a compra de 60,17% do capital da Alpargatas Argentina, que tem 11 fábricas, uma das quais no Uruguai.

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De acordo com comunicado, o órgão de defesa da concorrência da Argentina (a Comisión Nacional de Defensa de la Competencia da Argentina – CNDC) aprovou a operação, que criará uma empresa binacional, líder do setor de calçados na América do Sul.

A nova Alpargatas terá 19 mil funcionários, 150 mil pontos-de-venda e atuação em 80 países. Somado, o faturamento das duas companhias é de R$ 2,1 bilhões, sobre dados de 2007, e a produção combinada anual é de 250 milhões de pares de calçados e sandálias. No ano passado, a Alpargatas Argentina vendeu 11 milhões de pares de calçados, com receita bruta de R$ 406,4 milhões.

Na nota, o diretor-presidente da Alpargatas, Márcio Utsch, diz que a união das empresas fortalecerá a marca Topper no Brasil, que na Argentina detém 33% de participação de mercado.

– Estamos criando uma companhia em franco processo de internacionalização, que se torna cada vez mais uma referência no mercado e que agora parte em busca da liderança do setor na América Latina – afirma Utsch.

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Além disso, afirma que a compra da Alpargatas Argentina deve gerar sinergias comerciais e operacionais e aprimorar a relação com clientes, fornecedores e parceiros.

– Temos ainda um cenário de desafios e possibilidades de crescimento para nossos funcionários brasileiros e argentinos – destaca Utsch.

O texto divulgado pelo CNDC acrescenta que a São Paulo Alpargatas deverá transferir a terceiros interessados, dentro do prazo de 24 meses, a marca Pampero para vestimentas de trabalho e de bombachas.

No Brasil, a Alpargatas tem aproximadamente 10% do mercado de calçados esportivos.