A sociedade entre os grupos de shopping centers Almeida Junior e o australiano Westfield, firmada em agosto de 2011 para buscar a liderança do setor no Brasil, foi desfeita ontem. O empresário catarinense Jaimes Almeida Junior, numa inversão do que é mais comum no mundo empresarial – da gigante comprar a empresa menor -adquiriu os 50% do capital que havia vendido para a empresa que é líder global em grandes shoppings. A meta do empresário, agora, é investir R$ 400 milhões em dois anos e o próximo projeto deve sair do papel ainda este ano, no Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Por uma questão estratégica, ele não revela detalhes, mas o grupo havia informado que faria um shopping em Canoas, na Grande Porto Alegre, além da duplicação do Balneário Camboriú Shopping, que está em andamento com investimento de R$ 150 milhões.
O empreendedor Jaimes Almeida, 55 anos, natural de Florianópolis, estava feliz ontem no seu escritório situado no 12º andar de um dos sofisticados edifícios da Avenida Faria Lima, em São Paulo. A razão para o novo entusiasmo é que, agora, poderá retomar o ritmo de investimentos de antes da joint venture e pretende lançar cinco shoppings em cinco anos, o que duplicará a empresa.
Segundo ele, a razão para o fim da sociedade foi a mudança de foco do conselho de administração da Westefield. Quando foi feita a parceria, as empresas acertaram que cresceriam aproveitando oportunidades em várias regiões do Brasil. Mas um ano depois, os conselheiros decidiram que o grupo investiria somente em shoppings gigantes, os Icons Malls.
Continua depois da publicidade
Jaimes não concordou em focar apenas um grande shopping em São Paulo. O contrato para a recompra das ações, já pagas, foi assinado ontem e a Westfield pretende seguir investindo no Brasil. Durante a entrevista para o Grupo RBS, o empresário contou que na noite de domingo ficou mais de uma hora conversando com Steven Lowy, Co-CEO da Westfield, que afirmou ter aprendido muito sobre o mercado brasileiro durante a associação e que a companhia continuará focando o Brasil.
A partir de hoje, o grupo, novamente denominado Almeida Junior, é dono de 100% das ações dos shoppings Continente Park, em São José; Neumarkt e Norte Shopping, em Blumenau; Balneário Camboriú Shopping e Joinville Garten Shopping. Juntos, esses empreendimentos respondem por 58% do mercado catarinense do segmento, somam 1,1 mil lojas e 184 mil metros quadrados de área bruta locável. O empresário ressalta que os shoppings do grupo são líderes em um mercado catarinense onde a renda soma mais de R$ 80 bilhões. As cinco regiões representam mais de 60% do PIB catarinense. Para Jaimes, a estratégia do grupo foi vitoriosa porque buscou a liderança num mercado de alta renda.
Fundada em Blumenau há 30 anos, a Almeida Junior está no segmento de Shopping Centers desde 1990, quando iniciou a construção do Neumarket. Sua expansão nos últimos anos permitiu o destaque de maior companhia regional de shoppings do país.
Continua depois da publicidade