O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, anunciou nesta quinta-feira (6) que tentará se reeleger, estimulado por um grupo de países, entre eles Colômbia e Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
“Embaixadores de Colômbia e Estados Unidos me comunicaram a proposta conjunta de um grupo de países expressando apoio à minha candidatura à reeleição como Secretário-Geral da OEA. Decidi aceitar esta responsabilidade”, disse no Twitter o diplomata uruguaio, cujo mandato na OEA termina em 2020.
Almagro, de 55 anos, assumiu em 26 de maio de 2015 como secretário-geral da OEA sucedendo o chileno José Miguel Insulza, depois de ter sido chanceler do Uruguai.
Em fevereiro de 2015, durante um discurso ante o Conselho Permanente da organização para apresentar seu plano de gestão, esclareceu que cumpriria somente o período de cinco anos no cargo.
Continua depois da publicidade
Naquele momento, Almagro disse que optaria por não se reeleger, a fim de dar espaço para que países do Caribe ou da América Central ocupem pela primeira vez a oposição de maior liderança da OEA.
* AFP