A pedido da Subprefeitura da Região Sul, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) notificou a América Latina Logística (ALL), pedindo providências urgentes para limpeza e conservação das faixas de domínio da linha férrea que atravessa o município de Joinville. A notificação foi feita com base no Código de Posturas do Município (Lei 84/2000).
Continua depois da publicidade
De acordo o subprefeito da Região Sul, Osmari Fritz, a situação se agrava a cada dia, pois o mato acumulado ao lado dos trilhos tem favorecido a proliferação de vetores de doenças como a dengue (mosquitos) e a leptospirose (ratos), além de proteger a marginalidade.
Nesta semana, o morador Jairo Machado Pereira, da rua General Rondon, bairro Itaum, teve sua casa invadida por um homem que ficou escondido no mato ao lado do trilho. O registro do furto foi feito na 2ª Delegacia de Polícia.
Na avaliação de Osmari, a situação atual das faixas de domínio (15 metros para cada lado) demonstra falta de consideração e sensibilidade de Joinville. “A América Latina utiliza a infraestrutura da cidade e não oferece nada em troca”, observa Osmari.
Continua depois da publicidade
A notificação da Seinfra estabelece prazo de 30 dias para providências por parte da ALL. O passo seguinte será a definição de uma multa pelo não cumprimento do que prevê o Código de Posturas.
A ALL informa que não tem conhecimento da notificação. A empresa esclarece que mantém um cronograma de limpeza da faixa de domínio da ferrovia e irá antecipar as obras no perímetro urbano de Joinville para atender a solicitação no prazo estabelecido pelo município.