A alimentação pode mudar completamente nossa qualidade de vida. Isso porque uma dieta balanceada pode trazer um melhor funcionamento para vários sistemas do corpo humano, incluindo o sistema nervoso. Confira uma lista com os 5 tipos de alimentos que mantém o cérebro saldável.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
5 tipos de alimentos bons para o cérebro
Vegetais de folhas verdes
Primeiramente, vamos abordar os vegetais de folha verde escura como brócolis, espinafre, couve. Conforme o site da escola de medicina da Universidade de Harvard, esses alimentos contam com uma grande quantidade de nutrientes que mantém o cérebro saudável.
Continua depois da publicidade
Dentre eles estão a vitamina K, a luteína, o beta-caroteno e o ácido fólico. O artigo aponta que o consumo de vegetais de folhas verdes pode desacelerar o declínio cognitivo.
Peixes ricos em gordura
Seguindo a lista, os peixes ricos em gordura também podem ajudar a melhorar a capacidade mental. Espécies como salmão, truta, atum e sardinha devem ser consumidos regularmente. De acordo com o artigo de Harvard, eles são ricos em nutrientes como ômega 3, gorduras insaturadas.
Essas gorduras já foram correlacionadas com a diminuição da pressão sanguínea, um fator que favorece o desenvolvimento da Doença de Alzheimer. Mas a instituição alerta que a preferência deve ser por peixes com pouco ou nenhum teor de mercúrio.
Continua depois da publicidade
Frutas silvestres
Conhecidas como frutas vermelhas ou berries do inglês, as frutas silvestres também são alimentos benéficos para o cérebro. Isso porque os flavonóides, que dão a pigmentação brilhante às frutas, também ajudam na preservação da memória.
Uma pesquisa feita por um hospital da Universidade de Harvard demonstrou que mulheres que consumiram morangos e mirtilos duas vezes na semana podem ter uma diminuição na perda de memória de até dois anos e meio.
Café e chás
Que o café nos deixa desperto e mais focados de manhã todos já sabemos. Contudo, já existem pesquisas demonstrando um efeito a médio e longo prazo do consumo dessas bebidas. De acordo com um estudo publicado em 2014 pelo Journal of Nutrition, os participantes com alto consumo de cafeína se saírem bem em testes de funções mentais.
Continua depois da publicidade
Além disso, o Instituto Johns Hopkins fez uma investigação e comprovou que quem consumiu uma pílula com 200g de cafeína se saiu melhor em identificar imagens se comparado com quem tomou placebo.
Nozes
Por fim, as nozes são ótimas fontes de proteína e de gorduras boas. De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), um maior consumo do alimento está ligado a uma maior pontuação em testes cognitivos.
Nozes também são ricas em Ômega-3. Assim, seu consumo regular diminui a pressão arterial e desobstrui as artérias, positivo tanto para o coração quanto para o cérebro.
Continua depois da publicidade
Leia mais
O segredo da batata crocante por fora e macia por dentro na Air Fryer