Comer bem é um dos grandes prazeres da vida, e esse conceito varia de pessoa para pessoa. Para alguns, o nível de frescor é o diferencial de uma refeição. Já para outros, o custo benefício é algo a ser considerado. Ainda existem aqueles que querem colocar o máximo de recurso possível no prato.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Para quem defende esse último conceito, existem algumas opções de alimento por altos preços. Sendo que um desses se destaca ainda mais nesse seleto grupo, fazendo qualquer um pensar duas vezes antes de desperdiçar. Confira abaixo qual é o alimento mais caro disponível.
Qual o alimento mais caro do mundo?
Ao contrário do que muitos imaginam, o alimento proporcionalmente mais caro do mundo é uma especiaria. O açafrão verdadeiro custa cerca de 155 reais o grama.
Continua depois da publicidade
Portanto, se você precisar de 50 gramas de tempero, uma quantia relativamente pequena, terá que desembolsar mais de 7 mil reais. Vale ressaltar que esse não é o açafrão da terra, também conhecido como cúrcuma, que é bastante abundante aqui no Brasil. Essa especiaria é muito mais barata do que a sua versão mediterrâneo.
Por que o açafrão é tão caro?
Agora que já sabemos que o açafrão é o primeiro da lista dos mais caros, podemos entender o motivo disso. Primeiramente, a especiaria é oriunda de países do mediterrâneo e do Oriente Médio. Mas o que realmente surpreende e encarece é a forma meticulosa como é produzido. A saber, os fios de açafrão vem dos estigmas de uma flor chamada cientificamente de Crocus Sativus.
Essa parte da flor é muito pequena e precisa ser colhida individualmente e a mão. Cada exemplar da espécie tem apenas três estigmas cada.
Continua depois da publicidade
Mas não é só isso, para uma quantidade ínfima da iguaria se faz necessário um grande tempo e esforço empregado. É necessária a retirada manual de cerca de 70 mil plantas para a produção de menos de 500 gramas da especiaria. Tudo isso daria cerca de 20 horas de trabalho nas plantações. Para se ter uma ideia, 1 hectare da Crocus sativus rende em média 48 gramas de açafrão verdadeiro em pó.
Enquanto isso, 1 hectare de açafrão da terra rende entre 2 ou 3 toneladas de cúrcuma. O seu substituto mais comum no Brasil tem cores e sabores até que semelhantes. Entretanto, a cúrcuma dificulta a realização de algumas receitas. Isto pois seu sabor é um pouco mais áspero e não cai tão bem em pratos doces.
Pratos mais conhecidos com açafrão verdadeiro
Continua depois da publicidade
A questão que fica é: quem usaria uma especiaria tão cara na cozinha comum ou até em restaurantes? Então a resposta vai te surpreender. A receita original da paella espanhola leva o açafrão verdadeiro. Inclusive alguns chefes de cozinha acreditam que esse é o principal fator do prato. O pó da planta combina muito bem com a água quente utilizada nos caldos.
Liberando assim a cor, o aroma e o sabor marcante. O açafrão verdadeiro é mais utilizado em receitas salgadas como sopas e pescados. Porém, não é incomum ver a especiaria em sobremesas.
As características do tempero acentuam os doces feitos a base de leite como pudim, sorvetes e panacotas.
Continua depois da publicidade
Leia também
Será que a salsicha é feita com restos? Entenda
Esse é o jeito mais eficaz de consumir ou aplicar a vitamina C