A assistente social Alice Thümmel Kuerten foi empossada na tarde desta segunda-feira (23), como secretária de Estado da Ação Social, Mulher e Família do governo de Santa Catarina. A posse, que tinha sido adiada por problemas de saúde de Alice, ocorreu na Casa d’Agronômica, onde o governador Jorginho Mello (PL) tinha compromissos.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Alice é uma das fundadoras do Instituto Guga Kuerten (IGK), entidade sem fins lucrativos dedicada à atuar com projetos esportivos e sociais para crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais, chegou disposta:
— Vamos fazer uma articulação com os municípios por meio do levantamento das necessidades reais, privilegiando também os pequenos. Atualmente, a secretaria, por meio da Diretoria de Assistência Social vai iniciar o processo de regionalização dos Serviços de Proteção de Média Complexidade da Política de Assistência Social, pactuação aprovada ano passado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite) por todos os municípios e pelo governo do Estado. Será um recurso financeiro investido justamente para atender os municípios que não possuem esse serviço por serem de pequeno porte. Ao longo da minha vida por intermédio da atuação pelo Instituto Guga Kuerten, já visitei mais de 230 cidades catarinenses e sei da importância dos municípios pequenos em nosso Estado — disse à reportagem.
“Fico muito feliz por ter sido escolhida como uma técnica”
Dona Alice acumula experiência de que atuou como voluntária em pelo menos 13 instituições. O IGK promove oficinas esportivas e atividades educacionais para crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais. Alice Kuerten é um dos nomes mais respeitados para uma pasta quem o desafio de trabalhar com as populações mais vulneráveis de Santa Catarina:
Continua depois da publicidade
— Humildemente não me considero o nome mais gabaritado, mas fico muito feliz por ter sido escolhida como uma técnica. Acredito que a possibilidade vai ao encontro do meu lema de vida: “Ser alguém para alguém”. Este lema me levou a desenvolver ações em vários segmentos, desde quando era servidora da Telesc e depois como voluntária no IGK e no segmento das APAEs. Essas experiências me levaram a conhecer o Estado praticamente inteiro e articular ações em benefício de várias frentes. Meu objetivo é continuar servindo a sociedade para que possamos construir um mundo melhor — disse dona Alice.