A Aliança é tetracampeã do Carnaval de Joaçaba e Herval do Oeste. A escola teve cinco décimos a mais do que a Unidos do Herval, segunda colocada. A Vale Samba ficou em terceiro e, a Acadêmicos do Grande Vale, em quarto.
Continua depois da publicidade
A vencedora teve dois décimos a mais do que a vice-campeã nos quesistos de Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Fantasia. Perdeu apenas um décimo no Samba Enredo para a rival.
A Aliança levou para a avenida o enredo “A verde e branco é laranja”, falando sobre a fruta rica em vitamina C.
Numa das alegorias a escola apresentou Noé como o responsável por levar as sementes da laranja em sua arca para o novo mundo. Esta seria umas das frutas preferidas de Noé.
A escola falou da Índia, onde seria a origem da fruta. Também abordou as propriedades para curar a gripe, como fonte de energia, complemento da feijoada e também abrigo e sombra para o homem e animais.
Continua depois da publicidade
Uma ala lembrou que o suco é um dos principais itens de exportação do Brasil.
A Aliança somou 158,6 pontos contra 158,1 da Unidos do Herval, 155,2 da Vale Samba e 154,6 da Acadêmicos do Grande Vale.
O presidente da escola, Diego Müller, comemorou o título e disse que agora e dar férias de duas semanas para os integrantes descansarem e em seguida reunir a diretoria para planejar 2017.
Integrantes das escolas perdedoras chegaram a questionar alguns critérios da comissão julgadora.
O presidente da Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste, Sérgio Giacometti, rebateu algumas críticas dizendo que esse foi o melhor carnaval que ele já participou e que cada escola sabe onde errou.
Além de vencer as últimas quatro edições a Aliança já soma 12 títulos e encosta na Vale Samba, que tem 15. A Unidos do Herval, que dividiu o título de 2014 com a Aliança, tem três conquistas. A Acadêmicos do Grande Vale concorreu pela primeira vez.
Continua depois da publicidade