Aliados e políticos de oposição usaram as redes sociais para repercutir a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite deste domingo (30). O ex-pesidente venceu o segundo turno após receber 50,90% dos votos válidos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), que disputaram o primeiro turno, falaram em seu discurso sobre democracia e parabenizaram Lula.
“Cumprindo o saudável dever democrático, quero cumprimentar o presidente Luiz Inacio Lula da Silva por sua vitória nas eleições recém apuradas. Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro”, escreveu Ciro.
“As urnas falaram. Venceu a democracia e a verdade. Viva o povo brasileiro!”, disse Tebet em uma rede social.
Continua depois da publicidade
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também parabenizou Lula após a vitória: “Parabéns Lula, pela vitória. Venceu a Democracia, venceu o Brasil!”. A publicação foi acompanhada com uma foto do tucano com o petista.
Oposição se manifesta
O ex-ministro da Justiça e senador eleito pelo Paraná, Sérgio Moro usou as redes sociais para alegar que será oposição de Lula, mas que trabalhará para a união do país.
“A democracia é assim. O resultado de uma eleição não pode superar o dever de responsabilidade que temos com o Brasil”, afirmou.
Já a deputada federal Carla Zambelli (PL), alegou que será a “maior oposição que Lula jamais imaginou ter”:
Continua depois da publicidade
“Ainda que eu ande pelo vale das sombras, não temerei, porque Tu Senhor Deus estás comigo. O sonho de liberdade de mais de 51 milhões de brasileiros continua vivo”.
O candidato do Novo, Felipe d’Ávila, também cumprimentou Lula. Em nota, ele alegou que seguirá defendendo os valores presentes em seu plano de governo e fará oposição ao atual governo.
“Cumprimento Lula pela vitória. Agora, nos resta fazer o papel de oposição ao novo governo. Seguirei firme defendendo os valores, princípios e propostas que apresentei ao longo da campanha presidencial: combate implacável ao populismo, defesa da livre economia, erradicação da pobreza extrema, prioridade à educação básica, luta para transformar o Brasil em uma potência ambiental. O nosso programa de governo continuará a nortear as nossas ações, propostas e posicionamento político nessa difícil travessia que o Brasil terá de fazer nos próximos 4 anos. Podem sempre esperar da minha parte o que demonstrei na campanha: coragem, coerência e perseverança para lutar pelo Brasil que queremos”, diz.
Leia também:
Aliado de Bolsonaro, Lira parabeniza Lula pela vitória: “É preciso ouvir a voz de todos”
Continua depois da publicidade