A espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, foi anunciada, nesta segunda-feira (27), a melhor jogadora de futebol do planeta pelo prêmio The Best, entregue pela Fifa, pela segunda vez consecutiva. Ela concorria com a americana Alex Morgan, do San Diego Wave FC, e a britânica Beth Mead, do Arsenal.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Putellas, a atual detentora do prêmio, levou o Barcelona até a final da última Liga dos Campeões, em que acabou vice-campeã e foi artilheira, com 11 gols, e conquistou o título do Campeonato Espanhol de 2022/22, competição em que sua equipe venceu todos os seus 30 jogos.

Morgan foi artilheira da Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos (NWSL, na sigla em inglês) no ano passado, com 15 gols, e também do Campeonato Feminino da Concacaf, com três tentos. Nesta segunda competição, a atacante foi ainda campeã e eleita a melhor jogadora do torneio.

Já Mead foi campeã da última Eurocopa, competição pela qual foi também a artilheira, com seis gols, e eleita a melhor atleta — a técnica dela no time nacional, Sarina Wiegman, foi eleita a melhor treinadora pelo The Best. Pelo Arsenal, a atacante ainda anotou 13 tentos e deu 13 assistências na temporada de 2021/22.

Continua depois da publicidade

O prêmio The Best também anunciou os vencedores de outras categorias: melhor atleta homem, melhores treinadores, melhores goleiros, autor do gol mais bonito (prêmio Puskás) e FIFA Fan Award.

Leia mais

Veja golaço que levou prêmio Puskás em disputa com gol de Richarlison

The Ocean Race: barcos iniciam etapa da prova rumo a Santa Catarina

STU Criciúma: Pâmela Rosa e Ismael Henrique são campeões do street 2023