Na noite deste domingo (8), o ministro Alexandre de Moraes, do STF e do TSE, se posicionou sobre as invasões a prédios públicos que ocorreram em Brasília. Em uma mensagem publicada nas redes sociais, Moraes afirmou que os ataques “serão responsabilizados”.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os desprezíveis ataques terroristas à Democracia e às Instituições Republicanas serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores, anteriores e atuais agentes públicos que continuam na ilícita conduta dos atos antidemocráticos. O Judiciário não faltará ao Brasil!“, escreveu no Twitter por volta das 19h.

VÍDEO: Bolsonaristas radicais quebram janelas e móveis durante invasões em Brasília

Pouco antes das 15h deste domingo, bolsonaristas radicais entraram na Esplanada dos Ministérios, invadiram áreas do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal), e houve confronto com a Polícia Militar e depredações na parte interna dos prédios.

Continua depois da publicidade

De acordo com o ministro da Justiça, Flávio Dino, 200 pessoas envolvidas nos atos já foram presas em flagrante e podem ocorrer outras prisões ao longo da noite.

Quem é Ricardo Cappelli, interventor federal da segurança no Distrito Federal

Como resposta às invasões, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal na segurança do Distrito Federal. A intervenção é válida até o próximo dia 31 de janeiro.

Leia também

“Capitólio brasileiro” precisa de punição exemplar após invasão criminosa

Invasões criminosas em Brasília são os atestados da leniência das autoridades