O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu o prazo de 24 horas para que Elon Musk, proprietário da rede social X, indique um novo representante legal no país, sob pena de suspensão das operações da plataforma.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O mandado de intimação foi divulgado na noite desta quarta-feira (28) e traz o prazo em que a exigência deve ser cumprida, com a consequência de uma possível suspensão das operações da rede social caso a solicitação não seja seguida.

O objetivo da intimação é que a plataforma respeite a legislação brasileira em termos de disseminação de informações falsas e discursos de ódio, o que requer, pela lei, uma representação da rede no país.

X tirou representantes há poucos dias

No sábado (17), a rede social anunciou que iria “encerrar as operações” no Brasil. O serviço segue disponível para usuários brasileiros.

Continua depois da publicidade

A mudança teria ocorrido, de acordo com o comunicado, por conta de decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes. Em um despacho, ele teria ameaçado multar e prender a então responsável pela empresa no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, devido ao descumprimento de decisões judiciais.

Naquela ocasião, o perfil do X na rede social publicou uma cópia digital da suposta decisão de Moraes, que tramita em sigilo. O documento cita:

“Multa diária de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) à administradora da empresa, RACHEL DE OLIVEIRA VILLA NOVA CONCEIÇÃO, CUMULATIVA ÀQUELA IMPOSTA À EMPRESA, bem como DECRETAÇÃO DE PRISÃO por desobediência à determinação judicial”.

O X ainda afirma que a cópia do mandado foi publicada na intenção de “expor suas ações”.

“Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal.

Continua depois da publicidade

Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil.

Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes”, diz o comunicado.

O mandado de intimação foi publicado pelo STF no próprio X, em resposta à publicação da empresa na plataforma na noite desta quarta. Confira:


Leia também

X encerra operações no Brasil após decisão de Moraes

Continua depois da publicidade

Golpes crescem em SC nos primeiros meses de 2024; veja dias e horários mais frequentes