O curitibano Alexander Gomes e a paulista Gisele Bertucci foram os campeões do XXI Triathlon de Garopaba realizado no último domingo, dia 10 de março, na cidade do litoral Sul de Santa Catarina. A tradicional competição contou com 160 inscritos e teve a ajuda do tempo bom, que colaborou para atrair o público que prestigiou o evento.
Continua depois da publicidade
A largada aconteceu na praia central e os homens foram os primeiros a cair na água, seguido das mulheres. O circuito contou com 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. Um percurso curto, rápido, mas desafiador.
O campeão entre os homens foi o curitibano Alexander Gomes, que completou o percurso em 59min23seg.
– Aqui é o paraíso em Santa Catarina. O público local prestigiando o evento e o esporte em si, é sensacional – disse o campeão.
Continua depois da publicidade
O segundo lugar ficou com o paulista Guto Nunes, que teve o mesmo resultado na edição de 2012, e viu no ciclismo e no calor as principais dificuldades da etapa em Garopaba.
– O circuito de ciclismo aqui é muito técnico. Tem muitas curvas e para isso é preciso um treinamento específico. O calor também influenciou, principalmente na hora da corrida, mas a prova em si foi maravilhosa – afirmou o atleta.
O atleta catarinense apoiado pela Mormaii, Leonardo Pereira, participou da competição. Com apenas 17 anos, Leonardo alcançou o nono lugar geral na edição de 2012. Em 2013, ele caiu no circuito de bicicleta e não conseguiu chegar entre os primeiros.
Continua depois da publicidade
– O nível da competição estava bem alto. Tomei um tombo no ciclismo, mas no geral eu fui bem – disse o jovem de São Bento do Sul (SC).
Entre as mulheres
Na categoria Feminina, Gisele Bertucci ficou com a primeira colocação no tempo de 1h26min16seg, seguida pela experiente atleta Ana Lídia Borba. A vice-campeã deu a sua opinião sobre a prova.
– Essa é uma prova bem tradicional e tem um circuito pequeno. Hoje tudo ajudou. O mar estava calmo, não choveu e ainda abriu esse tempo lindo. O Campeonato Catarinense geralmente é difícil para mim, pois ainda participo das provas do Brasileiro e algumas competições internacionais. Minha meta para esse ano é o Iron Man Brasil – disse Ana Lídia.
Continua depois da publicidade
O funcionário público Jair Scortegagna, de Ibirubá (RS), aproveitou para prestigiar o evento e acompanhou o desempenho dos atletas:
– Já é o terceiro ano consecutivo que venho ao evento. Gosto muito daqui e já aproveito para conciliar minha vinda com o Triathlon de Garopaba. Eu venho só para assistir mesmo – disse Jair.
O número de participantes dessa edição é um bom sinal para o esporte catarinense.
– Nós esperávamos 150 inscritos e tivemos 160 inscrições. É um número muito bom. Garopaba é uma cidade que todos gostam, por isso gaúchos, catarinenses, paranaenses e de outros lugares veem participar – disse a presidente da Federação de Triathlon de Santa Catarina Naida Freitas.
Continua depois da publicidade
A prova organizada pela Fetrisc tem como apoiador a Mormaii, a prefeitura de Garopaba, Hammerhead, Restaurante do Vilson, Hotel Garopaba, Pousada Vilagge, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Confira os resultados da classificação geral do Triathlon de Garopaba:
Masculino
1º Alexander Loiola Gomes – 59min23seg
2º Guto Nunes – 1h00min21seg
3º Frederico Monteiro – 1h00min57seg
Feminino
1º Gisele Bertucci – 1h26min16seg
2º Ana Lídia Borba – 1h30min11seg
3º Júlia Romariz – 1h31min23seg