A penúltima etapa da 22ª edição do Tour de Santa Catarina foi a mais rápida até o momento. Alex Diniz completou os 72,5km entre Urubici e Bom Jardim da Serra em 2h01min47s e manteve a vice-liderança na classificação.

Continua depois da publicidade

Diniz, campeão da última edição do evento, realizada em 2007, diminuiu a diferença de tempo para o líder geral Alcides Vieira, que baixou de 16 para 7 segundos.

– A etapa de hoje (sábado) foi difícil. Logo no início pegamos uma subida muito inclinada. Da metade da prova para frente, conseguimos entrar no ritmo da prova e, no final, ainda consegui passar o Bulgarelli na meta – contou o vencedor da etapa.

Entre os velocistas, o argentino Edgardo Simon está com a mão no título, já que venceu a quarta meta volante da competição, marcada no KM 32,3 do percurso e acumula 15 pontos contra 7 de seu companheiro de time Robson Dias.

A liderança da classificação de montanhas pertence a Alcides Vieira, que tem 13 pontos contra 11 de Marcelo Moser, da equipe Avaí-Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Decisão na montanha

A última etapa será realizada nesse domingo entre as cidades de Orleans e o posto da Polícia Militar Rodoviária, no alto da Serra do Rio do Rastro, a 1.438 metros sobre o nível do mar.

Apesar de curta, apenas 39km, essa etapa passará por um dos trechos mais duros do circuito mundial do ciclismo, com 26 km de subida. Nos últimos quilômetros da serra a rodovia SC-438 atinge seu trecho mais íngreme, com trechos de até 18% de inclinação. Em apenas 8km, os ciclistas superam um desnível de 670 metros.

O campeão só será conhecido na meta final, no alto da Serra do Rio do Rastro. Há 15 ciclistas dentro do primeiro minuto da classificação geral e pelo menos outro cinco atletas em condições de brigar pelo título geral, incluindo o catarinense Ricardo Pscheidt (Seleção Catarinense), atual campeão brasileiro de mountain bike, que está a apenas 26 segundos do líder geral, na 13ª colocação.

Acompanhe todos os detalhes do Tour de SC no blog O GREGÁRIO