A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) convocou o secretário de Saúde André Motta Ribeiro para que preste esclarecimentos sobre o plano de imunização contra covid-19 no Estado. Os parlamentares questionam a baixa cobertura vacinal e criticam a falta de integração entre Estado e municípios para aplicação das doses.
Continua depois da publicidade
– A gente espera que não aconteça com as vacinas o que aconteceu com os respiradores, falta de organização, desvio de verbas. O que importa é que o secretário explique porque Santa Catarina está com índices tão abaixo dos nossos vizinhos e da média brasileira – afirmou o deputado João Amin (PP), autor do pedido aprovado por unanimidade nessa terça-feira (9).
> Tire as dúvidas que ainda restam sobre a vacina da Covid-19
> Confira o avanço da imunização em SC no Monitor da vacina contra coronavírus
Santa Catarina tem o menor índice de vacinação contra covid-19 do Sul do país, com 1,23% da população imunizada. O Paraná atingiu 1,85% e o Rio Grande do Sul 2,21%.As informações são do balanço dessa terça, feito pelo consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.
Continua depois da publicidade
Conforme o levantamento, Santa Catarina tem o terceiro menor índice de vacinação entre os estados brasileiros, atrás apenas do Tocantins que vacinou 1,13% da população e do Pará, que atingiu 1,18%.
Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), o Estado vacinou 96.985 mil pessoas contra o coronavíru até essa terça-feira.
> SC tem 96,9 mil pessoas vacinadas contra o coronavírus
> Idosos acima de 90 anos começam a receber a vacina em casa em Florianópolis
Na avaliação do deputado João Amin, embora a distribuição de doses ainda seja limitada para os estados, recursos, insumos e vacinas não devem ser problema ao menos nesta fase. Para ele, no entanto, falta ao Estado estratégia.
– O que tem que haver é uma integração do Estado com o município, não adiante o prefeito saber de um dia pro outro que o carregamento de vacinas vai chegar e não estar com suas estruturas à disposição para aplicação dessa vacina. A gente não aplicou nem um terço das doses disponíveis. Por que essa lentidão, por que esse passo de tartaruga? – questinou Amin.
Continua depois da publicidade
Na convocação do secretário André Motta Ribeiro, os deputados agendaram a apresentação para a tarde desta quarta-feira (10) às 14h. Via assessoria de imprensa a pasta informou que Ribeiro está em Brasília, onde participa de reuniões com o Ministério da Saúde, eventos agendados há mais de 20 dias. Até a publicação desta notícia, os deputados tentavam uma participação do secretário por acesso remoto. Conforme a Alesc, o secretário garantiu que participará do evento.
Leia também:
> Vacina contra a Covid-19: São José imuniza 284 idosos acima de 90 anos no primeiro dia
> Regiões Oeste e Grande Florianópolis aplicaram mais vacinas contra a covid-19 por morador
Volta às aulas em Florianópolis: tudo que você precisa saber