Pelo menos quatro em cada 10 adultos no mundo sofre de algum distúrbio na hora de dormir. A insônia é um destes problemas mais comuns e afeta 35% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O resultado de um sono ruim é perda na qualidade de vida, risco de desenvolver problemas respiratórios, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão, entre outros problemas.
Continua depois da publicidade
Para que a população tenha consciência que dormir bem é fundamental para saúde é que foi instituído o Dia Mundial do Sono. A falta de um sono correto causa prejuízos sociais, especialmente nas estradas. De acordo com o Centro de Estudo Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (Cemsa), de 17% a 19% das mortes no trânsito no Brasil – cerca de 7 mil a cada ano – ocorrem porque motoristas dormiam enquanto estavam dirigindo.
– O sono é o principal reparador de nossa energia – explica o pneumologista Israel Maia, que atua na área de medicina do sono.
Ele lembra que um sono correto deve durar entre 6 e 8 horas por noite e não deve ter a influência de despertares ou de ronco.
Continua depois da publicidade
– O ronco e a apneia do sono, que é a interrupção do sono durante a noite, podem levar a problemas cardiovasculares como derrames, AVC, arritmias e hipertensão, além de estar relacionada também a obesidade e disfunção sexual – explica.
Em crianças, o risco é de que um sono ruim afete o desenvolvimento metabólico e cognitivo, pois é a noite que muitos hormônios (especialmente o do crescimento) atuam no corpo, ajudando também a descansar a mente e fazer com que sejamos atentos e produtivos no dia seguinte. Como lembra a otorrinolaringologista Cristiane Denis, que atua na área de medicina do sono infantil, as crianças precisam de mais tempo de sono do que os adultos, e este sono precisa ser sempre em horários regulares. Computador, TV, videogame, celular e tablet à noite são contraindicados para um sono de qualidade.
Confira os 10 mandamentos do sono:
1. Estabeleça o mesmo horário para dormir e acordar, mesmo nos fins de semana.
2. Quando for descansar após o almoço, não passe de 45 minutos.
3. Evite álcool quatro horas antes do horário de dormir. Não fume.
4. Também evite cafeína e bebidas estimulantes (chás, refrigerantes) horas antes do sono.
5. Evite doces e alimentos gordurosos e de digestão mais lenta pelo menos quatro horas antes de dormir. Prefira lanches leves à noite.
Continua depois da publicidade
6. Exercícios regulares devem ser feitos longe da hora de ir para a cama. Se possível, faca pela manhã.
7. Use roupas confortáveis para dormir e uma cama adequada.
8. Deixe o quarto em uma temperatura agradável para dormir e preze pela ventilação ao longo do dia.
9. Mantenha o quarto escuro e silencioso o suficiente, evitando barulhos e luminosidade externa.
10. Utilize a cama para dormir e fazer sexo, evitando levar trabalho e recreação para o quarto.
O tempo ideal de sono para bebês, crianças e pré-adolescentes:
? Bebês
14 a 15 horas/dia
? Crianças de 1 a 2 anos
12 a 14 horas/dia
? Idade pré-escolar (3 a 5 anos)
11 a 13 horas/dia
? Idade escolar (6 a 10 anos)
10 a 11 horas/dia
? Pré-adolescentes
9 a 10 horas/dia