Ainda estudando os prejuízos da ventania que atingiu a região entre os dias 29 e 30 de dezembro, moradores de Jaraguá do Sul recebem com preocupação o aviso de novos temporais com chance de rajadas de vento para quinta-feira e sexta-feira. O alerta é da Defesa Civil estadual com dados da Epagri/Ciram, que alerta para acumulados de precipitação de até 100mm em 48 horas, por causa da chegada de uma frente fria ao Estado.
Continua depois da publicidade
_ Estamos em nível de atenção, que pode virar alerta, devido à previsão de chuvas fortes para a região Norte, principalmente por causa dos riscos de pontos de alagamento e pequenos deslizamentos_ destaca o diretor de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Maicon Leandro da Costa.
No dia 29, as fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento destruíram 85% da plantação da família Bockor, no Bairro Parque Malwee. As bananeiras, com os cachos cheios, quebraram na metade e a maturação da fruta ficou prejudicada. Pedro Bockor, de 46 anos, e o pai, Sebastião, de 71, têm juntos 15 mil pés e o prejuízo é estimado em R$ 40 mil.
_ É o nosso “ganha-pão” e agora está tudo no chão. Esperamos que a próxima chuva não derrube o pouco que sobrou _ diz Pedro.
Continua depois da publicidade
Apesar de a previsão do tempo ser apenas para os próximos 15 dias, meteorologistas da Epagri/Ciram indicam que a tendência para o mês de janeiro é de muito calor e chuvas frequentes. Uma massa de ar quente e úmido age em Santa Catarina, mantendo as temperaturas altas, assim como a precipitação. Segundo o meteorologista Erikson de Oliveira, a tendência é de pancadas fortes, com vento intenso e até queda de granizo. Descargas elétricas também são comuns nessas condições, exigindo atenção da população.
Apenas em fevereiro há tendência de que o volume de chuvas baixe, voltando às médias normais do mês. O calor também deve amenizar, apesar de as temperaturas ainda serem altas.
_ Janeiro será marcado pelo calor. E uma característica do nosso verão é a de ter muitas chuvas _ afirma o meteorologista.
Continua depois da publicidade
Fica atento
Alagamentos
_ Evite contato com as águas e não dirija em lugares alagados -Não transite em pontilhões e pontes submersas -Tenha cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Descargas elétricas
_ Permaneça em local seguro e não transite em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.
Granizo
_ Proteja-se em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, feche janelas e portas, -Não manuseie nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Continua depois da publicidade
Como vai ficar o tempo
Quinta-feira _ a temperatura deve chegar aos 32 graus, com chance de chuva à tarde e à noite. São esperadas rajadas de vento de até 45 Km/h.
Sexta-feira _ a máxima deve chegar a 32 graus, com chuva no final do dia. A força dos ventos pode superar os 30 km/h e possibilidade de descargas elétricas.
Sábado _ muita nebulosidade e chuva, com ventos de 25 Km/h.