O alerta de maré alta segue até este domingo, 12, em todo o litoral catarinense e pode provocar novos alagamentos, segundo a Epagri/Ciram. Em Florianópolis, a maré atingiu novamente as ruas do sul da Ilha na tarde deste sábado, 11. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a água cobre parte da pista da SC-405, na altura do bairro Rio Tavares. Os policiais estão no local para analisar a situação e interditar a via se for necessário.
Continua depois da publicidade
Os alagamentos são provocados pela combinação de dois fenômenos naturais. A maré astronômica, que varia a cada seis horas com picos de maré alta e baixa, e a maré meteorológica, que é quando a força dos ventos empilha a água para a costa, provocando ondas de 2 a 2,5 metros próximo ao litoral.
De acordo com a Epagri/Ciram, o risco de alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense segue até domingo. Na Capital, podem ter alagamentos nos locais próximos a desembocaduras de rios, como na Rodovia Diomício Freitas, no CentroSul, e sul da Ilha. O pico de maré foi registrado às 15h21min deste sábado. A previsão é que nova maré alta aconteça às 2h44min e 15h49min de domingo.
Em Balneário Camboriú pode ter alagamentos na Avenida Atlântica. Cidades como Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí e Joinville também podem registrar alagamentos.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Maré, acidentes e fila: o trânsito de Florianópolis nesta sexta
Maré alta provoca alagamentos em Florianópolis nesta sexta-feira