Florianópolis registrou uma cena inusitada, e cheia de fofura, na manhã desta quarta-feira (10). Um cachorro “assinou” um projeto de lei, que vai proteger a saúde dos animais, juntamente com o prefeito da cidade, Gean Loureiro, e a vereadora Pri Fernandes.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A lei prevê o custeio, por parte da prefeitura, ao tratamento de leishmaniose para cães de famílias carentes. A atual política de saúde nacional diz que caso uma família não consiga tratar o doente, o animal deve sofrer eutanasia.
> Pássaro dá “oi” às câmeras de monitoramento de rodovia em SC
> Papagaio surge em câmera de rodovia do Paraná e imagem viraliza: “Só de olho”
Continua depois da publicidade
O cachorrinho que assinou o projeto é conhecido por Many. A cachorra, que está em tratamento contra a doença, usou a patinha para registrar seu “pedido”. Many tem dois anos de idade e foi diagnosticada com leishmaniose há cerca de um ano.

Atualmente, o animal faz exames a cada seis meses e toma medicação diariamente. Many foi adotada pela vereadora parceira do projeto.
Como vai funcionar a lei
As famílias de baixa renda que optarem pelo tratamento vão receber o medicamento necessário, assim como a assistência médica veterinária pelo Centro de Controle de Zoonoses da Capital catarinense.
Continua depois da publicidade
O projeto segue agora para votação na Câmara dos Vereadores.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo.
Leia também
Rato morto é encontrado dentro de um molho de tomate em SC
Entenda as diferenças entre cobra-coral-verdadeira e falsa
Menina de 10 anos morre afogada ao ter cabelo sugado em piscina no Oeste de SC