As nuvens carregadas que atuam no Estado desde os últimos dias continuam a interferir nas condições do tempo em Santa Catarina. A quinta-feira é de chuva a qualquer hora em todas as regiões. Ás áreas com maior risco de chover forte continuam sendo o Sul, Serra e Oeste.
Continua depois da publicidade
Leia também
::: Sul do Estado é a maior preocupação para os próximos dias
::: Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em SC
Continua depois da publicidade
::: Aulas estão suspensas no Oeste por causa da chuva
::: Rio do Peixe sobe 40cm por hora no Meio-Oeste
Satélite da Aeronáutica mostra nuvens carregadas indo da Serra para o Sul
Chuva forte na Serra e Sul de SC
De acordo com Puchalski, tendo em vista as chuvas ocorridas até agora, principalmente no Oeste, há nível de alerta de enchente nas estações Linha Jataí, em Mondaí, Joaçaba e Coronel Passos Maia. Em condição de atenção está a estação de Passo Marombas, em Curitibanos.
– Pela atualização dos simuladores do tempo deste manhã, hoje os cuidados devem ser redobrados no Oeste, especialmente agora de manhã, e Serra e Sul à noite. Grande Florianópolis, Norte e Vale do Itajaí noite/madrugada pra sexta – explica o meteorologista da RBS.
No meio da manhã desta quinta-feira, chove com intensidade moderada a forte na Serra e esta condição se aproxima do Sul nas próximas horas.
Continua depois da publicidade
Nível do Rio do Peixe, em Joaçaba, sobe 40 centímetros por hora
Foto: Henrique Dalmolin, Arquivo Pessoal
Nível dos rios está alto no Oeste catarinense
O Rio do Peixe, no Meio-Oeste sobe 40 centímetros por hora por conta da chuva. Na manhã desta quinta-feira, algumas famílias de Joaçaba, que moram às margens do rio, já começaram a retirar os móveis de suas casas.
Períodos de melhoria entre Grande Florianópolis e Norte
O dia tem predomínio de muitas nuvens e períodos de melhoria para o Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Porém, continua a chover em todo o Estado. No fim desta quinta-feira, a chuva cai com mais intensidade, principalmente no Sul de SC.
Manhã chuvosa em Florianópolis nesta quinta-feira
Foto: Guto Kuerten, Agência RBS
Acumulados já passaram do esperado para todo o mês
Algumas cidades já tiveram volumes que ultrapassaram o esperado para todo o mês de junho apenas entre a segunda e esta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
– O normal de junho nesta época do ano nestas cidades é algo entre 110 milímetros e 180 mm, ou seja, elas já estão com o normal a acima do padrão – alerta o meteorologista da RBS Leandro Puchalski.
Confira os municípios com maiores acumulados:
Mondaí: 238 mm
Chapecó: 206 mm
Águas Frias: 130 mm
Joaçaba: 120 mm
Água Doce: 95 mm
Est: Inmet/Ciram