A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na manhã deste sábado indicando volume alto de chuvas em todo Estado durante o fim de semana. O sábado (7) já começou com temporais e, em algumas cidades do Estado, há ocorrências de famílias ilhadas, casas destelhadas e alagadas, além de diversos pontos de alagamentos.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Chuva forte provoca estragos e alagamentos em cidades de Santa Catarina neste sábado
A condição, conforme o órgão de monitoramento segue durante todo o dia, com totais mais elevados do Centro ao Norte (nas regiões da Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí), variando de 60 a 80 milímetros, podendo superar esses valores de forma pontual.
Ruas amanhecem alagadas com chuva torrencial no Alto Vale do Itajaí
Continua depois da publicidade
Do Extremo Oeste ao Litoral Sul, a previsão é de volumes médios, que podem variar entre 40 a 60 milímetros, também podendo superar esses valores pontualmente. Na região, persiste também o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo.
Já para o domingo (8), conforme o alerta, o risco é de alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais, já que a chuva volta com força durante as primeiras da manhã.
Na área entre o Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí os acumulados variam entre 70 e 100mm, com pontuais mais elevados, e variando 30 a 50 milímetros em média em áreas entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul.
Ainda conforme a Defesa Civil, a chuva só diminuirá no início da semana, entre os dias 9 e 10.
Chuvas causam ocorrências em todas as regiões de SC
O aumento das chuvas no Estado tem gerado ocorrências em diferentes regiões do Estado. No Alto Vale do Itajaí, Rio do Sul teve ruas e acessos alagados nos bairros Canoas, Fundo Canoas e região central. O rio Itajaí-Açu chegou a 9,05 metros às 17h. A cidade tem 18 abrigos ativos e mais de 800 moradores acolhidos nesses espaços. Moradores ficaram ilhados e só conseguiram deixar as residências de barco. Em Pouso Redondo, um deslizamento de terra interrompeu totalmente a BR-470 na região chamada de Serra da Santa. Não há previsão para liberação. Em Presidente Getúlio, uma vaca foi arrastada pela correnteza e escapou por pouco.
Continua depois da publicidade
Em Blumenau, o rio Itajaí-Açu havia chegado a 7,70 metros às 17h deste sábado — a partir de 8 metros, a cidade entra em situação de enchente oficialmente. A Defesa Civil do município já emitiu projeção de que o volume das águas deve chegar a 10 metros às 22h deste sábado. A cota de enchente por ruas pode ser conferida neste link.
Em Tubarão, no Sul do Estado, o rio chegou a 5,68 metros durante a tarde, volume que também causou alagamentos em bairros como Km 60, São João, Bom Pastor e Madre. O rio também transbordou nos pontos mais baixos.
Um grupo de 19 idosos foi retirado por militares do Exército de uma casa de repouso em área suscetível a alagamento em Tubarão. Eles foram levados a um salão paroquial. Em Orleans, também no Sul de SC, parte de uma casa desmoronou e foi levada pela força das águas.
As chuvas provocam estragos também no Oeste de SC. Cidades como Piratuba e Erval Velho estão entre as mais afetadas, com registros de alagamentos e deslizamentos de terra, deixando até mesmo pessoas ilhadas. Em Florianópolis, as fortes chuvas e a força das ondas derrubaram uma paliçada feita para contenção da erosão no Morro das Pedras, no Sul da Ilha.
Continua depois da publicidade
Em Urubici, na Serra de SC, um alagamento no estacionamento de uma pousada em que ao menos sete Ferraris estavam em área atingida — a cidade recebe um encontro de proprietários de veículos da marca. Ainda em Urubici, um alagamento na avenida Rodolfo Andermann fez a “rua virar rio” na manhã deste sábado.
O Norte de SC registrou ocorrências de alagamentos também em Barra Velha e Mafra.
Veja fotos das ocorrências registradas em todo Estado
Veja situação por região
Litoral Sul: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações graduais ao longo do final de semana nas Bacias Hidrográficas dos Rios Mampituba, Araranguá, Urussanga e Tubarão.
Vale do Itajaí: Risco muito alto para enxurradas, alagamentos e aumento gradual nos níveis dos rios já ao longo do sábado e deve seguir durante o final de semana, atingindo níveis de emergência, onde segundo os modelos hidrológicos, pode alcançar entre 10 a 11 metros no município de Rio do Sul, e 9 a 11 metros em Blumenau.
Continua depois da publicidade
Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste: Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações, podendo atingir níveis de emergência no final de semana nas Bacias do Peperi-Guaçu e Antas. Já na Bacia do Rio do Peixe os rios podem atingir níveis de alerta.
Grande Florianópolis: Os níveis dos rios nas Bacias dos Rios Tijucas e Cubatão sobem ao longo do final de semana, podendo atingir níveis de alerta, entre o domingo e a segunda-feira.
Planalto Norte e Litoral Norte: Risco alto para enxurradas e alagamentos ao longo do sábado e domingo. Na Bacia Hidrográfica do Rio Negro o risco é alto para inundações graduais ao longo do final de semana.
Leia mais
FOTOS: Veja rodovias que estão bloqueadas pelas chuvas fortes e deslizamentos em SC
Como agir e quem acionar em SC se estiver sob risco com as chuvas
Mais de 70 cidades foram afetadas pelas chuvas e 28 decretaram emergência em SC