O governo fará apelo aos empresários para que não demitam funcionários por causa da crise financeira mundial. A afirmação foi feita hoje pelo vice-presidente José Alencar, após entrega de prêmio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no Palácio do Planalto.
Continua depois da publicidade
– Queremos solicitar e alertar que esses ajustes não podem começar pela dispensa de um pai de família. É preciso que as empresas façam todo o possível para, em último extremo, dispensar pessoas – disse Alencar.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber na quinta-feira os principais empresários do país e ouvir deles os problemas que estão enfrentando e sugestões e propostas para atacá-los.
Sobre redução de impostos, Alencar afirmou que o governo estuda a possibilidade, desde que não afete o equilíbrio orçamentário.
– O ministro da Fazenda (Guido Mantega) está examinando com carinho (a possibilidade) porque isso tem que ser examinado, levando em conta que não podemos brincar com o orçamento fiscal. A questão fiscal tem que ser equilibrada, porque é fator de controle da inflação. Se houver um déficit orçamentário ou fiscal, isso pode prejudicar a sustentação brasileira de combate à inflação.
Continua depois da publicidade
Alencar representou o presidente Lula na entrega do Prêmio Finep de Inovação 2008. Os vencedores das categorias regionais e nacionais receberam financiamentos pré-aprovados de até R$ 10 milhões. As inscrições para a próxima edição começam em março de 2009.
Entenda a crise: