A música Rock, Amor e Outras Coisas Imaginárias começa dizendo “Hoje eu percebi que minhas canções morreram, eu nem apareci para dizer adeus”. Esse misto de melancolia e desapego dá o tom do novo disco de Alemão Ronaldo, que leva o título da faixa. Nos 30 anos de carreira, o cantor faz em seu novo trabalho um jogo entre o passado e o futuro.
Continua depois da publicidade
Ícone do que se convencionou chamar de rock gaúcho, Alemão fez parte das lendárias bandas Taranatiriça e Bandaliera, que integraram a linha de frente da cena do Estado na década de 1980. Em 2004, entrou em carreira solo e chega agora ao seu quarto disco. Rock, Amor… demorou um ano e meio para ser finalizado por dois motivos. Um deles foram os ensaios com o Taranatiriça, que duraram quatro meses e resultaram em show de reunião em novembro de 2012. O segundo, conta Alemão, foi o clima das gravações:
– Depois de tanto tempo, fiquei mais maduro. Aprendi a gravar com calma, mais relax, entrar no estúdio para bater um papo, ter tempo de criar. É assim que se faz um disco. Sempre fazíamos na pressão de gravar logo para botar na rua para todo mundo ouvir.
O disco traz participações de gente importante na trajetória de Alemão. Além de músicos como Serginho Moah, Cau Netto, Luciano Leães e Ayres Pothoff, dois nomes também se destacam no CD: Vicente Guedes, produtor, e Caio Guedes, autor das fotos e da capa do disco – eles foram criados por Alemão por quase 10 anos, quando era casado com a mãe dos dois.
– Trabalhar com jovens é bom demais, são dinâmicos. Ao mesmo tempo, a escola deles é os anos 1970. Ouvem Neil Young, Van Morrison, Bob Dylan – diz Alemão, 59 anos.
Continua depois da publicidade
As referências ficam claras em baladas como Chapéu de Sonhos, que cria uma imagem do compositor como um andarilho do tempo (“Os dias vão e vêm, e a gente seguindo assim”). Há ainda rock, com Garotinha Básica e Volta pra Mim (com belo arranjo de cordas), e country, com Skywalker e Tenho para Quem Voltar. Dessa forma, Alemão leva sua carreira à procura de “um mundo novo” – outra expressão da faixa-título do disco.
– Não estou com pressa, estou deixando o rock rolar.
Rock, Amor e Outras Coisas Imaginárias
Alemão Ronaldo
Rock, independente, 13 faixas, R$ 30 (pelo site)
Cotação: 3 estrelas