O sábado foi histórico para quem marcou presença no Complexo Esportivo do Sesi, em Blumenau. Do projeto realizado em parceria com o British Council e a Premiership Rugby, o Festival Try Rugby começou cedo, às 8h30min, com clínicas de rugby, demonstrações de times de rugby feminino e de sete jogadores, além de outras atividades – todas abertas ao público, que precisou apenas doar um quilo de alimento não perecível para participar. Mas foi no fim do dia que a emoção tomou conta dos apaixonados pela modalidade.
Continua depois da publicidade
Pela primeira vez, Brasil e Alemanha se enfrentaram no rugby masculino em um amistoso que agradou – e muito – os entusiastas do esporte na cidade. Apesar da sede pela revanche do 7 a 1, na última Copa do Mundo, a partida entre seleções de rugby XV – a versão mais popular do esporte, com 15 jogadores de cada lado – terminou com vitória da equipe europeia, com placar de 29 a 12.
O confronto começou às 19h30min, mas as arquibancadas do Sesi já estavam lotadas de pessoas desde as 18h. Animada, a torcida blumenauense foi um dos grandes destaques do evento. Os torcedores bateram palmas durante as quase duas horas e meia de jogo, e ecoaram gritos de “Brasil” a cada lance da equipe tupiniquim. Acompanhado pela esposa, Karen, Ricardo Martins, 42 anos, levou o filho Enzo, 5, para assistir à partida. Para ele, que curte e acompanha os campeonatos de rugby, apresentar o esporte ao pequeno foi emocionante:
– Nunca vi nada tão grandioso em Blumenau. Tenho certeza de que ele vai lembrar desse dia pra sempre, assim como eu – disse.
As também jogadoras de rugby Isadora Paixão e Eileen Carvalho saíram de Passo Fundo (RS) só para prestigiar o time brasileiro:
Continua depois da publicidade
– Acho que eles decaíram em relação ao último jogo, mas tiveram atitude e jogaram com garra. Nunca vi tanta gente reunida para assistir a um jogo de rugby – comentou Isadora.
Mais conhecido como Ige, João Luiz da Ros, capitão da seleção brasileira de rugby, comentou que os jogadores já imaginavam o desfecho da partida:
– A gente fez uma análise dos alemães e das estratégias, mas é uma escola de rugby diferente. Imaginávamos que seria difícil. Mas fizemos o nosso melhor e estamos no caminho certo. O evento de hoje foi espetacular, a estrutura impecável e a hospitalidade blumenauense nota dez.
Blumenau na rota da Olimpíada 2016
O jogo inédito em Blumenau, organizado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), contou pontos para o ranking mundial e destacou Blumenau como uma das cidades que podem receber delegações para o período de aclimatação da Olimpíada do Rio em 2016. O Sesi está entre os Centros de Treinamento credenciados e, segundo os representantes da CBRu, tem grandes chances de receber delegações estrangeiras no ano que vem.
Continua depois da publicidade
– Para nós foi um momento excelente e uma grande oportunidade de mostrar a capacidade não só do do complexo, como também de Blumenau, de receber delegações internacionais nos pré-games da próxima Olimpíada – assinala Dalila Mendonça de Carvalho, diretora regional do Sesi.
A equipe alemã já demonstrou interesse em treinar na cidade, mas como está em fase classificatória para os jogos olímpicos ainda não há uma definição sobre o assunto. Os europeus estão em 30º lugar no ranking da World Rugby, enquanto os brasileiros aparecem nove posições atrás.
O australiano Sean Armstrong, da equipe alemã, elogiou a estrutura do complexo e se mostrou otimista frente à possibilidade de voltar a Blumenau:
– Primeiro precisamos nos classificar, mas se acontecer será ótimo. Gostamos muito do campo. O jogo foi duro, não esperávamos menos e sabíamos que o Brasil teria um bom time. Estamos ansiosos pelo segundo round – brincou.
Continua depois da publicidade
Brasil e Alemanha voltam a se enfrentar no dia 4 de dezembro, desta vez no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.