Não é exagero afirmar que a Alemanha é, atualmente, a seleção que joga o melhor futebol do mundo. No amistoso disputado nesta terça-feira em Hamburgo contra a Holanda, os alemães deram uma aula de jogo coletivo e venceram por 3 a 0. Os holandeses, que sempre foram conhecidos pelo estilo de jogo vibrante e técnico, não viram a cor da bola.

Continua depois da publicidade

O técnico Joachim Löw já tem uma equipe montada e entrosada, além de um estilo de jogo bem definido. A preferência pelo controle da posse de bola lembra a Espanha, só que com mais objetividade. O tal “instinto assassino”, que os jornalistas espanhóis sentem falta em sua seleção, sobra na Alemanha.

Desde os primeiros minutos, os alemães tiveram as principais ações de jogo. Com boa troca de passes, a bola rolava entre Özil, Khedira, Thomas Müller e Klose com enorme facilidade. Foram em jogadas entre eles que a Alemanha marcou seus três gols no amistoso.

O primeiro, logo aos 15 minutos do primeiro tempo. Kross executou bela virada de jogo para Klose, o atacante serviu o companheiro Thomas Müller, que bateu de primeira, sem chance para Stekelenburg. Pouco mais de dez minutos depois, aos 26, Özil cruzou para Klose dar uma cabeçada mortal e anotar o segundo.

O ritmo alucinante foi mantido no segundo tempo. Salvo um chute mais perigoso de Sneijder, para fora, a Holanda foi vítima do futebol total da Alemanha. Klose, Müller, Özil e gol. O marcador foi para 3 a 0 aos 20 minutos após um gol sensacional, que traduz todo o espírito coletivo da equipe.

Continua depois da publicidade

Foi uma vitória sem qualquer contestação, contra um gigante e mostrando um futebol convincente. Que Mano Menezes tenha aproveitado bem a aula prática dos comandados de Joachim Löw.

FICHA TÉCNICA:

ALEMANHA 3 x 0 HOLANDA

Local: Imtech Arena, Hamburgo (ALE)

Data/hora: 15/11/2011, às 17h45 (de Brasília)

Árbitro: Cuneyt Cakir (TUR)

Gols: Thomas Müller 15’/1ºT (1-0), Klose 26’/1ºT (2-0), Özil 20’/2ºT (3-0)

Cartões amarelos: Sneijder (HOL); Klose (ALE)

Cartões vermelhos: Não houve.

ALEMANHA: Neuer, Aogo, Badstuber (Hummels, intervalo), Boateng (Höwedes 19’/2ºT) e Mertesacker; Özil, Khedira (Bender 42’/2ºT) e Kroos (Rolfes 36’/2ºT); Klose (Reus 36’/2ºT), Müller e Podolski (Götze 19’/2ºT). Técnico: Joachim Löw.

HOLANDA: Stekelenburg, Heitinga, Mathijsen, Van der Wiel e Braafheid; Van Bommel, Sneijder (De Jong 42’/2ºT), Strootman (Nigel de Jong 18’/2ºT) e Babel; Huntelaar (Beerens 30’/2ºT) e Kuyt (Wijnaldum 42’/2ºT). Técnico: Bert van Marwijk.