A equipe olímpica alemã conquistou as duas primeiras medalhas de ouro dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim com Michael Greis, na prova individual de 20 quilômetros de Biatlo, e Georg Hettich, no Esqui Combinado Nórdico.
Continua depois da publicidade
Greis, um militar de 29 anos, venceu a prova que combina caminhada na neve sobre esquis com tiro ao alvo batendo o grande favorito, o norueguês Ole Einar Bjoerndalen, que ficou com a prata. O alemão, com uma atuação na qual só errou um dos 20 tiros, foi a primeira surpresa dos Jogos. No mundial da modalidade, Greis só conseguiu uma vitória.
Pouco depois, em Pragelato, Georg Hettich protagonizou a segunda surpresa dos Jogos ao conquistar a segunda medalha de ouro para a Alemanha ao vencer o Esqui Combinado Nórdico. Ele ficou na frente do austríaco Felix Gottwald, prata, e do norueguês Magnus Moan, terceiro.
Esta modalidade é dividida em duas partes: uma de saltos de trampolim e outra de corrida de cross-country de 15 quilômetros. Hettich foi o melhor na primeira etapa e soube manter a vantagem para conquistar a segunda medalha de ouro da Alemanha.
Já o americano Chade Hedrick ganhou a prova de 5 mil metros de Patinação de Velocidade. Campeão mundial dos dois últimos anos, ele conquistou a segunda prova mais longa desta modalidade, na frente do holandês Sven Kramer, prata, e do italiano Enrico Fabris.
Continua depois da publicidade
As últimas medalhas do primeiro dia de competição foram dadas na prova de Moguls da modalidade de Esqui Estilo Livre feminino. A canadense Jennifer Heil ganhou no ouro, com a norueguesa Kari Traa em segundo e a francesa Sandra Laoura em terceiro.
Com dois ouros, a Alemanha lidera o quadro de medalhas, seguida pelo Canadá e Estados Unidos, ambos com uma de ouro cada; Noruega, com duas duas de prata e duas de bronze; Áustria e Holanda, com uma de prata cada; e França e Itália, com uma de bronze cada.