O serviço de inteligência da Alemanha, conhecido como BND, alega ter interceptado comunicações de rádio entre soldados da Rússia nas quais eles falam sobre o assassinato indiscriminado de civis na Ucrânia. Não fica claro a qual região do país eles se referem.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A informação foi divulgada inicialmente pela revista alemã Der Spiegel e confirmada, nesta quinta (7), pelo jornal americano The Washington Post, que conversou com três altos oficiais sob condição de anonimato.

Em duas gravações separadas, segundo alegou um dos oficiais, soldados russos falaram sobre interrogar soldados e civis ucranianos e, depois, atirar neles.

A interceptação já teria sido comunicada ao Bundestag, Parlamento alemão, e a expectativa da inteligência é que isso corrobore como prova de que Moscou tem cometido crimes de guerra no conflito que se desenrola no Leste Europeu.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com os oficiais, parte do material coletado em áudio sugere que o grupo Wagner, empresa militar privada russa que, segundo documentado por investigações jornalísticas e acadêmicos internacionais, é próxima do Kremlin, participa dos ataques a civis.

Leia também

Veja fotos do apartamento de luxo de suposta ex-amante de Putin

5 filmes para entender as relações e políticas internacionais

10 ex-bilionários que saíram da lista da Forbes em 2022; veja quem são