É bem possível que no domingo à noite, entre uma conversa e outra com os companheiros, Jeróme Boateng tenha puxado seu smartphone do bolso, colocado uma senha para acessar o banco de dados da seleção germânica, e encontrado uma série de vídeos e estatísticas do temível adversário desta tarde, Cristiano Ronaldo.

Continua depois da publicidade

Deve recair sobre o jogador do Bayern de Munique a tarefa de parar o melhor jogador do mundo no início da caminhada na Copa, diante de Portugal, às 13h, em Salvador. Ainda que a missão seja difícil, não será por falta de informação que a estrela do Real Madrid lhe surpreenderá.

Leia todas as notícias sobre a Copa 2014

Confira a tabela completa do Mundial

Continua depois da publicidade

A partir de um pedido da Federação Alemã, a empresa de softwares SAP desenvolveu o Match Insights, uma plataforma que impressiona pela possibilidade de personalizar o acesso aos dados, permitindo à comissão técnica escolher o que cada jogador verá quando colocar sua senha para buscar informações.

E quantas informações. Passes, chutes, posicionamento, frequência cardíaca. Tudo catalogado em detalhes a partir da filmagem de treinos e jogos – a Federação grava cada partida em oito câmeras para colher dados, enquanto os treinamentos são registrados em quatro filmadoras. Quando o jogador entra em sua página, lá estão os números e vídeos escolhidos de momentos específicos dos jogos.

– Nós fizemos esse pedido à SAP e se iniciou um processo de desenvolvimento, até esse formato inicial que estamos utilizando na Copa. A partir daí, a comunicação foi importante para convencer o jogador. Para fazê-lo usar os números, ver os vídeos. Às vezes os jogadores são preguiçosos. Mas eles têm de ser profissionais para melhorar – diz o gerente da seleção alemã, Oliver Bierhoff, que completa:

Continua depois da publicidade

– Lembro que o Jens Lehmann (ex-goleiro) tinha as informações de como os jogadores argentinos batiam os pênaltis em um pedaço de papel, na Copa de 2006. Isso não existe mais.

Embora a inovação impressione, não deve parar por aí. O sistema que a seleção alemã utiliza nesta Copa será melhorado em uma versão ampliada. Nela, será possível medir, em tempo real, a velocidade de reação e de corrida de um jogador.

– Esses dados, quando cruzados com informações anteriores daquele jogador, poderão mostrar na hora se aquele atleta está bem ou não fisicamente. Se ele arranca a 20km/h em um treino, e está arrancando a 10 no segundo tempo de um jogo, o técnico pode fazer a substituição, ou pedir que ele se poupe para ter mais condições de aguentar os minutos finais – destaca o diretor de marketing da SAP Brasil, Gustavo Amorim. Bierhoff completa:

Continua depois da publicidade

– Isso é o futuro do futebol. Nós evoluímos muito em preparação física, medicina. Aqui, temos mais espaço para crescer, especialmente se compararmos com outros esportes, como futebol americano e Fórmula-1.

Há quem diga que os grandes jogadores são os mais imprevisíveis. Com a ajuda da avalanche de dados a seu dispor e de uma geração talentosa, a Alemanha tentará colocar essa ideia em xeque contra Cristiano Ronaldo e os portugueses.

* Repórter viajou a convite da SAP.