O governo alemão adotou, nesta quinta-feira, uma regulamentação para tentar limitar as restrições de circulação de carros a diesel antigos no centro das cidades, em um momento em que esse tipo de restrição se multiplica na Europa.
Continua depois da publicidade
Quase toda a classe política alemã luta contra estas disposições antidiesel, temidas tanto pelos fabricantes de automóveis como pelos motoristas.
Para o governo alemão, estas medidas de proibição de circular são “desproporcionais” quando as normas de poluição são ultrapassadas “ligeiramente”, ou seja, entre 40 e 50 microgramas de dióxido de nitrogênio por metro cúbico.
O texto detalha também que os veículos mais antigos (normas Euro 4 e 5) poderão continuar circulando apesar de sua proibição, com a condição de que não emitam mais de 70 miligramas de dióxido de nitrogênio por quilômetro percorrido, com a ajuda, por exemplo, de um catalisador adicional.
Continua depois da publicidade
Sob pressão de associações ambientalistas que apresentaram demandas ante os tribunais locais, várias cidades alemãs tiveram que limitar os carros a diesel velhos. É o caso de Berlim, Maguncia, Stuttgart, Hamburgo, Colônia e Bonn.
* AFP