A Prefeitura de Itajaí vem intensificando as ações de monitoramento e combate à Covid-19. O principal foco é a educação e a conscientização da população sobre a necessidade de manter os cuidados individuais e coletivos para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

Entre essas ações, a campanha da Prefeitura reforça a importância do uso da máscara de proteção individual para reduzir os casos de Covid-19 no município. Ao lado do protetor solar, do guarda-sol e de outros objetos comumente levados para praia, a máscara surge como novidade na temporada de verão 2021.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial para Saúde (OMS), a máscara individual, quando usada corretamente, protege a pessoa que está utilizando de ser infectada e é capaz de impedir que pessoas contaminadas espalhem o vírus no ambiente.

Além do uso correto das máscaras de proteção individual em áreas públicas, a campanha fala, também, da necessidade de se manter o distanciamento social, não promover e evitar aglomerações, e manter as mãos sempre higienizadas.

Maior oferta de testes e mais fiscalização também fazem parte do plano de combate à Covid-19

Desde o início de dezembro, vêm acontecendo rondas e blitze educativas nos estabelecimentos do município. Em caso de descumprimento das normas, multas e outras sanções são aplicadas, de acordo com a legislação vigente. Essas fiscalizações são realizadas pela Vigilância Sanitária, pela Guarda Municipal e pelas Polícias Civil e Militar. A intenção é garantir o cumprimento integral dos cuidados preventivos, de acordo com os protocolos de segurança sanitária, coibir aglomerações e orientar a população sobre as medidas para controle do novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

Outra medida fundamental na luta contra a Covid-19 é o aumento da testagem. Para isso, a Prefeitura de Itajaí adquiriu materiais para aumentar os testes realizados na população. Em 10 de janeiro deste ano, o município chegou à marca de 86 mil testes realizados pela Secretaria Municipal de Saúde e por laboratórios privados. Entre eles, 13.827 pessoas tiveram resultado positivo para a doença e 12 mil já se recuperaram.

– A testagem é uma das principais estratégias adotadas pelo Município no combate ao coronavírus desde o início da pandemia. Ampliamos a oferta de testes por meio de mutirões pelos bairros, no Centreventos, em nossas unidades básicas e no CIS, garantindo o acesso a toda população –, afirma Emerson Duarte, secretário de Saúde de Itajaí.

Na rede pública de Itajaí, são oferecidos três testes aprovados pela Anvisa: RT-PCR e os testes rápidos e sorológicos. O tipo de exame que será realizado em cada paciente depende da indicação feita pelo médico, após avaliação do caso e da data do início dos sintomas.

Além disso, foi realizada a reorganização dos fluxos de atendimentos, a ampliação de leitos de observação 24h, implantação de exames de tomografia para encaminhamento mais rápido de pacientes graves e outras melhorias estruturais no Centro de Triagem e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS). Essas medidas visam melhorar a infraestrutura interna e trazer mais agilidade aos atendimentos à população e demais processos.

Continua depois da publicidade

– Estamos monitorando a situação da Covid-19 no município diariamente e antecipando soluções para controle da doença. Devido ao aumento da demanda iremos retomar algumas ações, como a testagem massiva da população. Já conseguimos a ampliação de leitos de UTI e também estamos buscando junto ao Estado novos leitos de retaguarda para desafogar a enfermaria do Hospital Marieta – garante o secretário de Saúde de Itajaí.

Para mais informações sobre números e medidas de combate à Covid-19 em Itajaí, acesse a página do Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus.