Penha é conhecida por sediar o maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World, um espaço encantador que merece um dia inteiro para aproveitar suas atrações. Mas a região vai muito além do parque.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Situada no litoral de Santa Catarina, a cidade antigamente era habitada apenas por índios Carijós, até ser colonizada por portugueses açorianos no século 18. Por conta disso, atualmente a influência açoriana, tanto na culinária quanto na arquitetura de Penha, é uma característica marcante do município, que também oferece ótimos pontos turísticos, belíssimas praias e diversas opções para aproveitar o dia na cidade.
Conheça Tubarão: universidade, história ferroviária e águas termais
Vai visitar Penha? Confira como comprar sua passagem
Continua depois da publicidade
O que fazer em Penha
Para os amantes do mar, Penha é o destino ideal. Com opções para todos os gostos, a cidade está rodeada de praias incríveis, desde as mais tranquilas e desertas até aquelas perfeitas para praticar esportes aquáticos. Algumas das mais famosas são:
- Praia de São Miguel: uma aconchegante vila de pescadores, com águas calmas e limpas. É possível tomar banho ou aproveitar um momento de pesca, e ainda conhecer os diversos bares, barracas e quiosques à beira-mar. Recomendada para quem viaja em família e procura uma praia tranquila;
- Praia da Saudade: a apenas 1km do centro de Penha, se encontra uma pequena praia que atrai, principalmente, surfistas e fanáticos dos esportes aquáticos. Também conhecida como “prainha”, ela tem pouco mais de 200 metros de faixa de areia, mas possui um mar agitado e ondas perfeitas para mergulhar. É considerada um dos pontos turísticos mais bonitos da região;
- Praia da Armação do Itapocorói: a mais conhecida da cidade, possui uma areia fina e um mar bastante calmo, ideal para banhistas que desejam descansar. Além disso, lá também se encontram a Capela de São João Batista, utilizada no século XVIII para receber imigrantes europeus, e alguns restaurantes renomados perfeitos para almoçar.
Caso busque um passeio diferente, a seis quilômetros de Penha, em Piçarras, está o Museu Oceanográfico Univali. O maior museu de vida marinha da América Latina proporciona uma experiência única, com uma das mais diversas coleções de tubarões e raias do mundo e uma ótima exposição para conhecer de perto as diferentes espécies de peixes, tartarugas e outros animais do mar.
Conheça Araranguá: universidade, parque aquático e o que fazer
Já para um rolê noturno, o centro é a melhor opção. O que não falta na cidade são locais para aproveitar a noite, e você pode escolher entre choperias, quiosques, bares e restaurantes. Os cardápios variados e ambientes animados são a alternativa perfeita para tomar um bom drink ou degustar uma comida deliciosa.
Continua depois da publicidade
Principais distâncias
Cada ano, Penha atrai turistas de todo o país que buscam conhecer, especialmente, o Beto Carrero World. Embora na alta temporada a cidade receba um grande fluxo de pessoas, ao longo do ano tanto o parque quanto o resto das atrações da cidade também são movimentadas. Confira as principais distâncias de Penha:
- Blumenau (SC): 56,9 km
- Joinville (SC): 72,5 km
- Porto Alegre (RS): 556 km
- Curitiba (PR): 197 km
- São Paulo (SP): 586 km
- Brasília (DF): 1.570 km
- Rio de Janeiro (RJ): 1.026 km
Praias de Imbituba atraem surfistas e amantes da natureza
Como chegar
Quem viaja de carro até Penha deve se atentar a um detalhe importante: o acesso à cidade se divide em duas entradas, na BR-101. Uma conduz direto ao Beto Carrero, e outra leva até o centro da cidade.
Para aqueles que preferem ir de ônibus, a melhor opção é chegar a Piçarras e, de lá, pegar um ônibus local. A distância entre as duas cidades é de apenas quatro quilômetros, e no BuscaOnibus é possível encontrar diversas ofertas de passagens, comparar preços e programar a viagem.
Continua depois da publicidade
Caso o turista opte por chegar de avião, o Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes, será a primeira parada. É o mais próximo, com uma distância de 30 quilômetros de Penha. Estando no aeroporto, é possível pegar táxis comuns ou por aplicativo, ônibus urbanos ou contratar vans que oferecem a viagem até o destino final por um preço fixo.
Blumenau: como chegar e o que fazer no Vale Europeu de SC
Onde se hospedar
Se o objetivo da viagem é conhecer o Beto Carrero, o ideal é se hospedar próximo ao parque para facilitar a ida e a volta do passeio. Por outro lado, se quiser se aventurar nas praias e outras atrações da cidade, a melhor opção é ficar pelo centro da cidade.
Em ambos os cenários, Penha oferece uma ampla lista de hotéis e pousadas que se adequam a todos os bolsos. Além disso, a plataforma Anfitriões de Aluguel te ajuda, rapidamente, a achar uma boa hospedagem.
Veja fotos de Penha
Continua depois da publicidade
Leia mais
Capital do carvão, Criciúma tem opções de shopping e passeios ao ar livre
Balneário Camboriú: o que fazer, onde se hospedar e tudo sobre a Dubai brasileira