Fascínio para todos os olhares. Assim foi o quarto desfile oficial da 33ª Oktoberfest, que lotou toda a extensão da Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau. Assim que as bandeiras oficiais e as primeiras atrações como o Dampeschif, carro em alusão ao Vapor Blumenau, começaram a percorrer os cerca de 1.400 metros da Rua XV de Novembro, pontualmente às 16h, o público se aproximou das grades para conferir de perto cada uma das atrações, como a Choppmotorrad, o Wurstwagen (carro da linguiça) e os brinquedos da Planetapeia.
Continua depois da publicidade
Na calçada da Rua XV cabem crianças encantadas com as cores e formas dos carros e com as balas e doces recebidos. Cabem adolescentes eufóricos, pais protetores e adultos empolgados com canecos estendidos. Com os celulares erguidos diante do rosto, muitos espectadores gravavam a passagem dos carros que mais lhe chamavam a atenção para poder levar no bolso e exibir a amigos que não foram alguns segundos do desfile. Um souvenir particular e imune à lei da oferta e procura. Foi o caso de Luzia Albino, 56 anos, moradora do bairro Garcia, que assistiu ao desfile ao lado da irmã Leonita Petry.
– Venho todos os anos, gosto de todos os carros – resumiu.
Continua depois da publicidade
De Florianópolis, Catarina Luis Galhego veio para testemunhar mais uma vez a cultura e a receptividade que conseguem impressioná-la todo ano em outubro. E ir para a Oktoberfest sem passar pelo desfile não é um programa completo para ela. De São Paulo, Alexandre Moreira, 41, vem acompanhado de quase 50 amigos para viver o clima de animação da Rua XV e dos pavilhões, uma espécie de Carnaval de outubro. De Blumenau, a pequena Lara Koch, de apenas nove meses, desfila de traje típico no colo do pai Haron, onde começa a conhecer a atmosfera que todo ano desperta alegria e fascínio em mais de meio milhão de pessoas.
– É a primeira Oktoberfest dela, a primeira de muitas. Não vou nem poder reclamar quando ela fizer 18 anos – conta o pai, já ciente de que o amor pela festa é algo capaz de ser passado de pai para filho.