O músico Alegre Corrêa apresenta neste domingo (3) um espetáculo online ao vivo em prol da Casa Lar Luz do Caminho, instituição de Florianópolis que acolhe crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso sexual e negligência. Diante da pandemia do novo coronavírus, a organização está com dificuldades para manter custos de pagamentos dos funcionários. Atualmente a casa abriga 12 crianças de até 14 anos de idade.
Continua depois da publicidade
O concerto do multi-instrumentista vencedor de um Grammy tem o propósito de chamar atenção para duas campanhas de arrecadação: a rifa de um relógio e uma vaquinha on-line. Quem puder fazer doações via depósito bancário pode conferir os dados no site da instituição.
– O brechó e a venda de artesanato e livros são as principais fontes de renda para custeio das folhas de pagamento – diz Elaine Biazin, administradora da Casa. – E essas atividades estão suspensas neste período de distanciamento social.
No total, a Casa Lar Luz do Caminho conta com 18 profissionais, de assistentes sociais a cozinheira, passando por psicólogo, serviços gerais e cuidadores – afinal, bebês recém-nascidos precisam de cuidados 24 horas por dia. O valor também é necessário para manutenção de 12 projetos, como aulas de natação, balé e hipismo.
– Recebemos crianças do judiciário. São crianças que chegam porque já foram destituídas da casa dos pais ou porque foram vítimas de violência, de estupro, desnutrição – explica Elaine. – Fazemos o nosso melhor para proporcionar a elas um ambiente saudável. A permanência pode durar de poucas semanas até um ano. A criança sai daqui quando o judiciário determina: ou para a família extensiva (parente mais próximo) ou para adoção.
Continua depois da publicidade
Canções e parcerias musicais que marcam a trajetória de Alegre Corrêa
Acostumado a atuar com formações maiores, como orquestras de até 25 pessoas, Alegre Corrêa tem feito uma imersão em sua versão artista solo durante o período de quarentena. Por isso, o concerto deste domingo será no formato voz e violão. E, muito embora seja reconhecido pelos trabalhos de música instrumental, o músico é também compositor de canções. O repertório do espetáculo terá canções que fazem parte da história do artista e mostram o trabalho realizado com diversos parceiros ao longo dos 40 anos de carreira: músicos, autores e poetas.
– Fiquei muito emocionado quando conheci o trabalho da Casa Lar Luz do Caminho e me sinto honrado de poder ajudar – diz Alegre. – Fiquei tão empolgado que me ofereci para fazer um concerto inteiro. Entendo que a solidariedade está dentro da missão da arte. Uma obra já é uma ajuda intelectual para a humanidade. Para mim faz sentido fazer uma live e ao mesmo tempo ajudar uma instituição que faz um trabalho magnífico.
O artista é otimista em relação às novas formas de comunicação, de tecnologia e principalmente ao movimento de solidariedade que surgiram a partir da pandemia.
– Essa situação mudou naturalmente a atitude de vários artistas, atores, atrizes, contadores de histórias. Muitas pessoas estão fazendo intervenções, publicando pensamentos, música. Muitos concertos solidários. É uma forma de os artistas estarem presentes e também seguirem colaborando com a sociedade por meio de suas intervenções. Tudo isso está abrindo a cabeça de muitas empresas para novas possibilidades em tecnologia. Acredito que, assim como cientistas estão procurando solução para o vírus, quem trabalha com tecnologia está procurando soluções para facilitar nossa comunicação e também viabilizar que os artistas possam ser remunerados por seus trabalhos num ambiente on-line.
Continua depois da publicidade
Alegre Corrêa é músico autodidata. Iniciou sua trajetória em bandas de baile, mas logo passou a se dedicar à composição. Em 1988, mudou-se para a Áustria, onde consolidou sua carreira tocando com grandes músicos da World Music, dentre eles Joe Zawinul. Ao longo da carreira ganhou vários prêmios, como CD do Ano no Hanskoller Prize da Áustria em 200; Músico do Ano, também no Hanskoller Prize, em 2003; e, com o grupo de Joe Zawinul, um Grammy Awards em 2009. Gravou 13 álbuns solo como compositor, arranjador e instrumentista, além de ter tocado com a Orquestra de Hannover, a Tonkünstler Orquestra e a Bruknerhaus Orquestra.
Agende-se – Concerto virtual com Alegre Corrêa
Quando: Dia 3 de maio, domingo, às 14h
Onde: ao vivo pelo Facebook de Alegre Corrêa