Uma liminar concedida na tarde desta quinta-feira suspendeu o amistoso entre Brasil e Inglaterra marcado para este domingo, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. A alegação da magistrada da 13 ª Vara de Fazenda da cidade do Rio de Janeiro, Adriana Costa dos Santos, é de que o estádio não oferece segurança para o público. A informação foi divulgada no site do jornal o Estado de S.Paulo.
Continua depois da publicidade
O pedido de cancelamento foi feito pelo Ministério Público Estadual. O pedido do MP na ação civil pública é para que o jogo seja suspenso para “garantir a segurança” até que sejam apresentados laudos técnicos que comprovem que o estádio está em condições de sediar jogos e eventos.
Ainda de acordo com reportagem do site do Estadão, a juíza argumenta, na decisão, que apenas um laudo apresentado pela Polícia Militar, na quarta-feira, demonstra que o estádio ainda está em fase de construção. “Apesar das inúmeras solicitações feitas pelo Ministério Público, os laudos não foram entregues em sua totalidade, não havendo, até o momento, a comprovação de que o estádio apresenta os requisitos mínimos necessários para a realização de jogos ou eventos”, escreveu a magistrada.
Entre os problemas, estaria a existência de restos de obras que representariam riscos e poderiam ser usados em confronto entre torcedores.
Continua depois da publicidade
Se for comprovada a garantia de “segurança e higiene” do Maracanã, a decisão pode ser revogada e a partida realizada. A multa prevista para o caso de o jogo ser realizado sem a apresentação dos laudos exigidos pela Justiça é de R$ 1 milhão por evento realizado. A punição seria a Confederação Brasileira de Futebol, o Comitê Organizador Local e o presidente destas entidades, José Maria Marin.