O escritor Alcides Buss lança em Joinville neste sábado, 26 de maio, o seu 25º livro, Em Nome da Poesia. É um presente à cidade onde ele mais experienciou o fazer cultural — desde o dia em que assumiu as rédeas do setor no governo de Pedro Ivo Campos, nos anos 70.
Continua depois da publicidade
Fatos marcantes da vida do poeta e de pessoas que fizeram parte de sua movimentada trajetória, desde a infância, permeiam a obra. Alcides Buss está ali em mais de duas centenas de textos curtos e minuciosos relatados na terceira pessoa, entre o início dos anos 1950 até 2016.
— É uma narrativa quase memória, quase ficção, que remete à ideia de diário. Uma voz acima das circunstâncias de um autor — sintetiza o escritor sobre sua mais recente criação. Tal olhar fica evidente na capa do livro, que não traz o nome do autor.
O título de cada texto informa o local e o ano do acontecimento. Joinville, 1966 destaca, por exemplo, quando Alcides Buss começou a escrever poemas, “numa espécie de sacrifício prazeroso, com dificuldade para alinhavar ideias, ritmos e sonoridades. Escrevia-os e guardava-os para um esquecimento provisório”.
Um verbete no Wikipédia dedicado a Alcides Buss dá uma ideia da grandeza do poeta para a cultura brasileira, e ainda mais para a cidade que volta a recebê-lo. O espaço lembra que “são marcos da época de Joinville a criação da, hoje tradicional, Feira de Arte e Artesanato, a implantação do Museu de Arte, a realização de concursos de jardins nas residências e fábricas, e a instalação da Escola de Dança, semente do que se transformou no maior festival de dança da América Latina. No mesmo período, foi também editor da revista literária Cordão”.
Continua depois da publicidade
Muito além-fronteiras
O lançamento ocorre às 10 horas de sábado, no Museu de Arte de Joinville. A promoção é da Associação das Letras de Joinville.
— Evento obrigatório para todos os que amam a arte em todas suas formas. Momento para compartilhar sensações e gerações com amigos antigos, novos e futuros — convida o presidente da associação, Donald Malschitzky.
Segundo ele, Em nome da Poesia, sem ser um livro de poemas, “é recheado de poesia”.
Citado por Alcides Buss no extenso rol de agradecimentos do livro, “por ajudar a manter viva a chama da poesia”, Donald não esconde sua admiração pelo escritor. Sobram motivos para tal orgulho.
— Museu de Arte de Joinville, varais literários, publicações alternativas de arte e literatura, curso de dança na Casa de Cultura, Casa Fritz Alt, Arquivo Histórico, valorização da literatura em todos os níveis, feiras de arte e artesanato, intervenções públicas de arte e literatura hoje fazem parte do cotidiano de Joinville, mas não era assim. Começou nos anos 1970 a efervescência cultural que tomou conta da cidade, estendendo seus braços muito além-fronteiras. Eram artistas plásticos, escritores, músicos, dançarinos, pessoas da arte, enfim, e um jovem muito jovem foi importante artífice desse clima: o poeta Alcides Buss — destaca Donald.
Continua depois da publicidade
SERVIÇO:
O quê: lançamento do livro “Em Nome da Poesia”, de Alcides Buss
Quando: dia 26 de maio, sábado, às 10 horas
Onde: Museu de Arte de Joinville (rua 15 de Novembro, 1.400, bairro América)
Quanto: a entrada no evento é gratuita. O livro estará à venda por R$ 40,00