A obra da ponte Joinville, na ligação entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, teve ordem de serviço assinada no dia 23 de maio e está prestes a iniciar. É isso que deixa os integrantes de uma associação de pescadores da região ainda mais preocupados, porque o traçado da obra passa exatamente sobre a sede do grupo, que reúne 61 associados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
O assunto foi tema de duas reuniões promovidas pela Câmara de Vereadores. A mais recente, no último dia 28 de maio, com configuração de audiência pública na sede da Associação, na Rua São Borja. Segundo José Pedro Pedroso, presidente da Associação dos Pescadores do Boa Vista, desde 2013 o assunto vem sendo discutido com os prefeitos e com a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
Veja fotos da audiência:
— Na última audiência não se chegou a nenhum acordo. A gente não é contra a construção da ponte, é uma melhoria para o município. A Associação era contra a forma que iriam nos tirar dali. Hoje temos em torno de 61 sócios e 41 boxes. Mais ou menos 25 deles vão ser afetados com a construção da ponte, mais a sede da Associação — relata Pedroso.
Continua depois da publicidade
Conforme o vereador Willian Tonezi (PL), presidente da Comissão de Urbanismo, o estabelecimento não será removido até que seja redefinida a realocação para um outro terreno próximo ao local.
— Uma alça de acesso vai ser construída onde hoje é a Associação. Ou seja, ela vai precisar ser removida daquele local para que a ponte seja construída. A grande preocupação dos pescadores era que a prefeitura dissesse como vai ser feita essa realocação. A obra vai acontecer nesse momento sem que seja necessário retirá-los do local — explica o vereador.
A reportagem da CBN questionou a prefeitura de Joinville para saber se há previsão de realocação da Associação, mas o município não irá se manifestar neste momento.
Leia mais:
Moradores de condomínio popular pedem “melhores condições” para pagamento de dívida em SC
JEC Futsal volta a vencer, mas passa aperto dentro de casa
JEC prioriza competições de base enquanto aguarda por Copa Santa Catarina em setembro