A ordem de serviço que determina o início das obras para o alargamento da Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, foi assinada na manhã desta quarta-feira (9) em Florianópolis. De acordo com a prefeitura, a obra deve ocorrer durante o verão na Capital e tem a previsão para ser concluída em janeiro de 2023 e terá o investimento de R$ 18,8 milhões.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Ao Hora de SC, o prefeito da Capital, Topázio Neto, afirmou que as primeiras ações serão iniciadas na próxima semana e devem ser entregues na primeira quinzena de 2023. Ao todo, serão aplicados R$ 18,8 milhões para alargar três quilômetros da orla. Segundo a prefeitura, o trecho compreende desde o Canto Sul, onde ficam as dunas da praia dos Ingleses, até 500 metros antes da Foz do Rio Capivari. Atualmente, a faixa de areia é de 20 metros na área próxima das dunas e em outras partes, praticamente inexistente. A largura deve aumentar para 45 metros, com a chamada conformação da maré, a faixa deve estabilizar em 35 metros.
A obra será executada pela DTA Engenharia, de São Paulo. Segundo o presidente da empresa, João Acácio, uma draga holandesa será utilizada na obra, que deve ter proporções parecidas com o alargamento feito em Canasvieiras.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário da infraestrutura, Valter Gallina, a obra não foi feita durante o inverno em função da licença ambiental, que não foi permitida durante a temporada da tainha. Ele acrescentou que a ordem de serviço não foi assinada em seguida por causa de imbróglios com o Tribunal de Contas, que impediu a solicitação do alargamento da praia dos Ingleses e de Jurerê Internacional.
Movimento do verão
O verão de Santa Catarina deve ser movimentado, após dois anos de pandemia. A expectativa dos hotéis do Estado é de mais de 80% de ocupação durante a temporada. O Aeroporto Internacional de Florianópolis terá voos diretos para 26 destinos, em uma temporada que promete ser histórica.