O engordamento da faixa de areia da Praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, deve realmente sair até antes do início do verão. Segundo o secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Valter Gallina, a prefeitura recebeu a informação, na noite desta segunda-feira (19), de que o Instituto de Meio Ambiente do estado (IMA) emitiria a licença ambiental de instalação (LAI) nesta terça. A ordem de serviço para as obras de alargamento está confirmada para ser entregue nesta quarta-feira.
Continua depois da publicidade
— Só haverá a interdição na faixa onde o aterro hidráulico está sendo executado. Ficará interrompida a área onde será jogada a areia, em cerca de 10% de toda a extensão diariamente. A gente pede a compreensão dos moradores pelo transtorno momentâneo, mas os benefícios serão para sempre. A população de Canasvieiras e do Norte da Ilha estão esperando por muito tempo pelo engordamento, que agora vai finalmente acontecer — declarou Gallina.
Ouça a entrevista com Valter Gallina para o Direto da Redação:
A prefeitura da Capital havia decretado um prazo até o último dia 15 para que o órgão ambiental concedesse a licença para conseguir encerrar os trabalhos antes de começar a estação com maior presença de turistas na região. No mês passado, o IMA apontou que havia 23 pontos que precisavam ser esclarecidos pelo município para que a LAI fosse liberada. Agora, com a confirmação do instituto e após contato com a empresa que ganhou a licitação, a secretaria de Infraestrutura acredita que é possível executar os trabalhos até o dia 20 de dezembro.
A DTA Engenharia, de São Paulo, vencedora da licitação que teve outras dez empresas concorrentes, deve fazer o serviço com um valor de R$ 10,5 milhões — quase R$ 6 milhões do que o estipulado pela prefeitura no certame. O projeto envolve o alargamento da faixa de areia entre 30 e 50 metros, numa extensão de 2.430 metros desde a foz do Rio do Braz até a extremidade oeste, mais próxima de Jurerê. Os trabalhos estão previstos para serem realizados em 120 dias — o que indica que, para respeitar o prazo, a data-limite para iniciar o serviço e encerrá-lo em 20 de dezembro seria na próxima quinta-feira.
Continua depois da publicidade