Campeão olímpico dos 100m livre e um dos maiores rivais de Cesar Cielo, o francês Alain Bernard afirmou que a decisão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) de apenas advertir Cielo e seus três companheiros por causa de doping foi uma pena branda. O nadador também classificou o episódio como uma má notícia para a natação mundial.
Continua depois da publicidade
– Estou surpreso, como todo mundo, com o resultado positivo de Cesar Cielo e de três de seus compatriotas. À primeira vista a sanção parece branda. Vamos esperar a posição da Federação Internacional sobre o caso – disse Bernard por meio de um comunicado.
Cielo, Nicholas dos Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked foram flagrados em exame antidoping no Troféu Maria Lenk, no início de maio. A substância encontrada foi a furosemida, um diurético usado em tratamentos para perda de peso. Os nadadores alegaram que o suplemento que tomam foi contaminado na farmárcia de manipulação responsável por sua fabricação.
A CBDA entendeu as explicações dos atletas e optou apenas por uma advertência. A Federação Internacional de Natação (Fina), porém, tem 20 dias para se pronunciar sobre o caso. A entidade pode corroborar ou contestar a decisão da CBDA. Caso a Fina aprove uma punição, a entidade brasileira poderá apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS).
Continua depois da publicidade